Campus Colorado do Oeste realiza II Colóquio de Biologia

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 19h43 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 11h09 | Acessos: 3253

coloquio biologia ifro col 2017 069

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste promoveu seu II Colóquio de Biologia entre os dias 06 a 09 de novembro, tendo como tema central “Sustentabilidade na Biodiversidade Amazônica”.

O evento foi voltado aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e profissionais da área, contando com palestras, minicursos e mostra cultural que incluiu exposições de fotografias do projeto Casa Verde, de materiais didáticos do PIBID e apresentações musicais. Os acadêmicos também contribuíram na programação ministrando minicursos para as turmas dos segundos anos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

A professora Natália Conceição, coordenadora desta edição do Colóquio, acredita que os participantes conseguiram aproveitar bem as oportunidades que o evento proporcionou para suas vidas acadêmica e profissional. Ela também comentou sobre o tema deste ano: “Devemos repensar algumas atitudes de nosso dia-a-dia usando a política dos cinco R’s: Refletir, especialmente sobre o consumo excessivo; Recusar o uso de materiais não biodegradáveis; Reutilizar, como foi feito neste evento com os materiais do I Colóquio; Reduzir, não usando tantos copos descartáveis; e Reciclar, com o reaproveitamento de materiais no Projeto Casa Verde. Enfim, devemos nos questionar se estamos realmente fazendo a nossa parte para a sustentabilidade”, disse a professora que também agradeceu o empenho de todos que colaboraram na organização e realização do evento.

O Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professor Renato Menegezzo, avaliou que este colóquio engrandeceu muito o curso e o IFRO. “Acompanhando o desenvolvimento das atividades e ministrando um minicurso nós percebemos a satisfação dos participantes. Recebemos várias avaliações positivas sobre as atividades realizadas ao longo do evento. Alguns nos disseram que com as novas experiências colhidas no Colóquio para o exercício da docência estão agora mais confiantes de estarem neste curso”, mencionou o coordenador. Renato ainda afirmou que esse retorno estimulou toda a equipe a se dedicar para realizar no próximo ano um evento ainda melhor.

Atividades e avaliações

A importância de se aproveitar a época de faculdade para focar o estudo de todas as disciplinas para a área que deseja seguir foi uma das considerações do palestrante Glauber Simões, Biólogo e Perito Criminal. Glauber ministrou a palestra de abertura do evento com o tema “Biologia e as Ciências Forenses” na qual explicou as atividades desenvolvidas pela perícia técnica em Rondônia com ênfase na atuação do biólogo nesta área profissional. “Esta é uma carreira muito interessante e uma alternativa profissional para a área de Biologia. Apresentamos as atividades e desafios ligados a esta profissão para que os participantes conhecessem a realidade de nosso trabalho. Eu achei muito bom o interesse demonstrado pelo público. Aliás, me surpreendi com a estrutura daqui do IFRO e devo agradecer a todos pela oportunidade, pois foi uma experiência positiva e marcante para mim também”, relatou Glauber.

Dentre as atividades do Colóquio também houve o relato de experiências da mobilidade internacional pela perspectiva dos acadêmicos. Thiago Mielke, acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas estudou em 2016 por três meses na Escola Superior de Ciências Agrárias do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Ele avaliou como o Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO (PIPEEX) foi importante em sua formação. “Este programa possibilita que os acadêmicos tenham novos olhares na produção de pesquisa e realização de atividades de ensino e extensão. Quando nós vamos para uma instituição internacional, conseguimos aprender muito e depois trazer ao nosso Campus de origem novas propostas para serem aplicadas. Um exemplo é essa palestra, que é uma das atividades previstas em nosso plano de regresso”, explicou Thiago.

A acadêmica, Maria Fink, que está no 2º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contou que este foi o primeiro Colóquio que ela participou, elogiando a organização e conteúdo do evento. “Gostei especialmente da palestra sobre perícia criminal; ela foi empolgante e sensacional. Também participei de minicurso de fermentação de iogurte que para mim foi um aprendizado novo. E as exposições foram igualmente bem interessantes. No geral, foi uma experiência ótima com muito aprendizado”, relatou.

E a evolução do evento foi destacada pela acadêmica Betânia Pizapio, que está no 8º período do curso. “Percebemos que já em sua segunda edição o colóquio cresceu bastante. Percebemos o empenho dos professores e organizadores em trazer novidades para o evento. Os assuntos foram voltados para nossa realidade, como meio ambiente e sustentabilidade, e também ampliaram nossos horizontes de especializações, como a palestra que enfocou a atuação dos biólogos na perícia criminal. É muito gratificante podermos participar de um evento dedicado à nossa área de formação”, avaliou Betânia.

Mais fotos podem ser conferidas no Álbum do Facebook do Campus

• coloquio-biologia-ifro-col-2017-013