Curso de Inglês Acadêmico é ofertado para servidores

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 12h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 12h43 | Acessos: 1596

Até 4 outubro servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participam do Curso de Inglês Acadêmico. Os encontros iniciaram dia 02 de agosto, com carga horária de três horas presenciais mais três horas a distância.

As aulas são constituídas de conteúdo expositivo com práticas de estudo continuado e projetos em andamento do primeiro ao último dia de aula. O acompanhamento do aluno será semi-individual e também através dos seus pares (peer-review activities). Na modalidade a distância, haverá a elaboração de projetos de escrita científica monitorados online. Também deverá ser realizada participação no fórum, respondendo a perguntas interativas com prazos específicos e busca de qualidade na argumentação em língua inglesa.

“É extremamente relevante que os professores invistam em sua formação acadêmica e tenham autonomia para pesquisar e produzir em língua inglesa, que é o idioma com maior número de produções acadêmicas publicadas no mundo. Estou muito satisfeita com o interesse e produção dos servidores do IFRO”, afirma a Professora de Inglês, Larissa Canterle Caye.

Através do curso, espera-se desenvolver o processo de escrita acadêmica em inglês e, consequentemente, em português, aprimorando o conhecimento léxico-gramatical da língua inglesa para realizar pequenas edições e traduções. Os alunos poderão ainda redigir parágrafos com coerência e objetividade, estruturados de forma adequada, além de compor abstracts baseados nos resumos em português.

Diversos servidores da área técnica e acadêmica do Campus Calama divulgam seus trabalhos em revistas que requerem ao menos a apresentação do resumo em inglês. “O inglês é importante na vida profissional e acadêmica. Nos dias atuais quem não fala uma segunda língua é exceção. Pra mim essa é uma oportunidade única, principalmente por ser um curso voltado para a leitura e a escrita acadêmica. Além de conseguir conciliá-lo com o horário de trabalho”, diz a Técnica de Laboratório em Química, Elza Paula Silva Rocha, uma das alunas do curso.