Promoção da saúde tem ação desenvolvida em Jaru

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 10h07 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h42 | Acessos: 2028

Atividades físicas e promoção da saúde realizadas em Jaru 1

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Avançado Jaru, realizou na semana do dia de 03 a 07 de abril programação com atividades alusivas ao dia da Atividade Física (comemorado em 06/04) e ao dia Mundial da Saúde (07/04). O tema da campanha deste ano, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), gira em torno da depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. O objetivo do campus foi incentivar as práticas de promoção da saúde, de modo a promover a equidade e a qualidade de vida, reduzindo vulnerabilidades e riscos decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais que afetam a saúde dos indivíduos e da coletividade.

As atividades foram desenvolvidas por meio de parcerias com empresas locais. Houve aferição da pressão arterial, testes de glicemia, verificação de peso, altura e cálculo de massa corporal (IMC) de alunos e servidores. Essas ações permitiram identificar pessoas da comunidade acadêmica com risco para o desenvolvimento do diabetes, hipertensão e orientá-las a procurar por serviços de saúde para controle e acompanhamento. Durante o evento, farmacêuticas da cidade realizaram palestras sobre a obesidade infantil, hipertensão e diabetes. “A participação no evento alusivo ao dia mundial da saúde e ao dia mundial da atividade física foi uma oportunidade ímpar para darmos visibilidade às nossas experiências e dialogarmos com a comunidade acadêmica”, avaliou Elianderson Amorim.

Além dessas ações, houve também orientações dos profissionais de Educação Física sobre a importância de atividades físicas para ter uma melhor qualidade de vida. Os professores da rede estadual (Seduc), Daniela de Lima Campos e Paulo Brandalise realizaram atividades de alongamento, ginástica laboral, treinamento funcional e aeróbica com alunos e servidores. “A prática de atividade física regular promove efeitos fisiológicos importantíssimos, como aumento do metabolismo, redução da pressão arterial e do peso corporal, proporcionando saúde e bem estar”, explica Daniela.

O Diretor do Campus Avançado Jaru, Renato Delmonico, ressaltou a importância de comemorar o dia Mundial da Saúde e da Atividade Física. “São ações que, efetivamente, proporcionam bem-estar e, ao mesmo tempo, estimulam a reflexão sobre atitudes simples que podem, de fato, promover a qualidade de vida dos servidores e discentes”, concluiu.

• Atividades_físicas_e_promoção_da_saúde_realizadas_em_Jaru_1
  • Atividades_físicas_e_promoção_da_saúde_realizadas_em_Jaru_2