Alunos do Campus Vilhena participam de treinamento com bombeiros civis

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 18h09 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h32 | Acessos: 2716

Campus Vilhena 2

Alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram no início do mês de dezembro de treinamento e vivências relacionados à NR 18, trabalho em altura e primeiro socorros. O treinamento foi ministrado por bombeiros civis da Associação Regional de Bombeiro Civil – Cone Sul e fez parte do cronograma de atividades da disciplina “Saúde e Segurança no Trabalho”.

Participaram das atividades estudantes das turmas dos 1° e 4° ano, que “tiveram bases teóricas dos temas, seguidas por apresentação de equipamentos e exercícios práticos”, explicou a professora Ariane Zambon Miranda acrescentando que: “[...] muitos alunos aprenderam a lidar com seus medos e obtiveram, além de competências úteis ao exercício da profissão, crescimento pessoal, com autoconhecimento e valorização da vida e de princípios éticos”.

Dentre as vivências práticas os discentes tiveram contato com nós e amarrações voltados à ancoragem e fixação de equipamentos de trabalho e materiais; trataram de questões intrínsecas ao canteiro de obras e procedimentos em caso de acidentes e aprenderam a se equipar para trabalhos em altura, tendo neste tema realizado um exercício de rapel, com 15m de altura, no reservatório de água do campus.

A aluna Letícia Daiane Dias relatou que “os encontros que tivemos com os bombeiros foram primordiais para nossa vivência profissional como futuros técnicos em edificações, [...] tivemos um momento prático com o rapel, que foi uma experiência sensacional para todos nós alunos de edificações”.

Ainda quanto às atividades foi observado pelo Bombeiro Civil Wellington Cardoso que “os jovens se interessam muito por esse tipo de atividade, havendo êxito no aproveitamento e rendimento das instruções”, acrescentando ainda que o assunto tratado traz “técnicas que eles poderão aplicar no cotidiano de trabalho”.

• Campus_Vilhena__1
  • Campus_Vilhena__2