Zona Norte promove oficina de robótica para alunos da comunidade externa

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 08h23 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 08h23 | Acessos: 2135

Oficina de robotica 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou nos dias 28 e 29 de novembro uma oficina de introdução à robótica para alunos da comunidade externa.  As atividades do projeto “Robótica para todos” ocorreram nas dependências do campus.

O objetivo do projeto foi instigar o uso da robótica e da automação nos trabalhos escolares, além de incentivar o estudo da robótica no cotidiano, para que eles ampliem seus conhecimentos no que se refere à automação.

Os alunos participantes demonstraram um grande interesse nas atividades e apresentaram um bom desempenho, tanto na montagem do circuito, quanto na montagem da codificação das instruções.  No projeto foram criadas algumas amostras para que os alunos pudessem ter uma ideia do que pode ser feito com o microcontrolador Arduino (uma espécie de equipamento eletrônico utilizado em programação). Dentre esses projetos estão: braço robótico, casa com led e portão automatizado via bluetooth e um carro autônomo. Todos esses projetos foram produzidos pelos alunos voluntários e bolsistas, em trabalho conjunto.

“O projeto Robótica para Todos é um incentivo tanto para comunidade, quanto para o Campus Zona Norte por não ter essa modalidade de curso na unidade. A procura pela oficina demonstrou o interesse da comunidade por cursos de automação, robótica e games para um futuro próximo, pois a tendência é que todos tenham o conhecimento desses recursos tecnológicos para o mercado de trabalho”, comentou o coordenador do projeto, professor Anderson Seixas.

O projeto foi composto pela coordenação dos professores de informática, Anderson Seixas, Jhordano Malacarne, Juliana Braz e Saulo Macedo, contando com o auxílio dos alunos Fagner Gonçalves, José Mateus, Camila Silva, Alam Devis, Beatriz Reis e Juan Manuel.

• Oficina_de_robotica_1
  • Oficina_de_robotica_10