Estudantes são eleitas representantes de patrimônio e arquitetura no conselho municipal de cultura em Vilhena

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h05 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 09h00 | Acessos: 202348

Vilhena culturaDurante a Conferência Municipal de Cultura, ocorrida nos dias 17 e 18 de setembro, duas estudantes do curso de arquitetura e urbanismo do IFRO, Campus Vilhena, foram eleitas representantes da setorial de patrimônio e arquitetura no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vilhena. Tainá Sousa Oliveira assumiu a pasta como titular e Joicy Wevilin Vakiuti de Souza como suplente.

O órgão tem como finalidade a discussão de projetos e ideias para o fomento da cultura no município. O mandato dos eleitos será por dois anos, e Tainá destacou que esta setorial nunca teve representantes com formação na área, por isso as duas pretendem focar os esforços principalmente na valorização do patrimônio edificado do município. “A gente não tem só a Casa de Rondon aqui que tem uma história a ser contada, tem outras edificações e monumentos que a gente quer valorizar. A gente vai inicialmente levar demandas da nossa setorial, levantadas com os artistas locais, e discutir com o conselho ações e políticas do município para favorecer esse setor”, ressaltou.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis e acho que a Joicy também vai fazer um trabalho bem legal como suplente. É uma representatividade que pode ser muito interessante para manter um diálogo do conselho com a universidade, com os projetos de extensão, projetos de ensino, ou talvez até os professores do Campus poderiam fazer alguma formação com o pessoal da Fundação Cultural, com quem está gerindo os edifícios históricos, então eu acho que vai ser bem importante ter essa ligação com o IFRO e com o conselho ao mesmo tempo”, completou Tainá.

O professor Paulo Severino, que lidera projetos de incentivo à cultura no Campus Vilhena (veja mais AQUI) comentou: “Como professor foi muito bacana vê-las se posicionando e contribuindo com o plano de desenvolvimento da Cultura de Vilhena. Estamos fazendo um trabalho formativo de muita qualidade”.