I Semana das Engenharias é realizada no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 12h54 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 13h03 | Acessos: 35424

Campus Calama Semana das Engenharias 11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou entre os dias 26 e 29 de novembro, a 1ª edição da Semana das Engenharias. O evento contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Civil da unidade, além de estudantes da Universidade Federal de Rondônia. Palestras, oficinas, minicursos e mostra de projetos fizeram parte da programação.

A semana teve como objetivo levar aos participantes as tendências tecnológicas na área de automação, construção civil e afins, garantindo o máximo de intercâmbio de ideias entre a comunidade interna e externa. O evento, segundo a organização, ainda buscou fornecer aos alunos de graduação uma discussão atual sobre temas importantes para a formação profissional e uma oportunidade de disseminar as experiências de pesquisadores, empresários e profissionais da área.

O evento contou com a participação dos representantes do Senge Jovem e do caminhão da Energisa junto com sua equipe, os quais compartilharam com os participantes seus conhecimentos. As palestras ministradas foram as seguintes: Engenheiros Sem Fronteiras; Saneamento Básico em Rondônia: Desafios da Engenharia para Transformação do Cenário Atual; PCM e Manutenção Autônoma; Acessibilidade, Gestão de Carreira, Desafios da Automação e Telecom na Energisa Rondônia; Health Tech – Megatendências e Oportunidades; Plugins para Revit; Regulador de Velocidade de Turbinas Hidráulicas e Concreto Protendido.

As Oficinas foram: Confecção de Concreto (Cálculo do traço de concreto, Moldagens de Corpos de Prova, Ensaios de Resistência à compressão); Inspeção de Qualidade de Blocos de Cerâmicos de Vedação; Inversor de Frequência e Soft Starter; Desenvolvimento de Planta Hidráulica para Testes em Turbinas; Utilização do Supervisório Elipse SCADA em Projetos com Arduíno; Computação na Indústria 4.0; Controladores Universais; Impressão 3D: Introdução a Impressão; Desenvolvimento de Sistema Supervisório com Vijeo Citect e Forro Sustentável. SolidWorks, Excel Avançado e Tipos de Ligação em Estruturas Metálicas forma os temas dos minicursos ofertados.

Para o acadêmico de Engenharia Civil da Unir, Flávio Renan Soares Moreira, a Semana de Engenharias foi uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Participei de oficinas, palestras e alguns minicursos que foram excepcionais para o meu currículo, e acredito que também para os acadêmicos da instituição. Eu sou do centro acadêmico de Engenharia Civil da Unir e, futuramente, espero que a gente faça uma parceria entre o IFRO e a Unir para uma semana acadêmica juntos”, sugeriu.

Geani Vitória de Souza Aquina, acadêmica do 2º período do Engenharia Civil do IFRO, disse que pôde ver durante o evento uma série de atividades que ainda não tinha visto em sala de aula “[...] e a maioria delas foi proposta pelos veteranos. Espero que quando eu estiver nos períodos que eles estão hoje eu consiga ofertar esse tipo de oficina transmitindo os meus conhecimentos para as pessoas que estiverem participando”.

Noel Santos Souza Júnior, acadêmico do 4º período de Engenharia de Controle e Automação, considerou muito importante expor seus conhecimentos durante as atividades da Semana. “[...] e também apresentar os cursos de graduação para a comunidade externa, mostrando o que estamos estudando, e propor oficinas, palestras. Espero que no próximo ano possamos ampliar o evento para ocorra a participação de mais faculdades, com exposição dos seus trabalhos”.

• Campus_Calama_-_Semana_das_Engenharias_1
  • Campus_Calama_-_Semana_das_Engenharias_11