Calama está com inscrições abertas para o Preparatório Profmat

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 12h54 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 16h31 | Acessos: 1083

IMG 20190717 WA0026

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizará o curso de extensão: Preparatório para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ENA/PROFMAT). Previsto para iniciar dia 27/07, o objetivo do curso é revisar e aprofundar conteúdos matemáticos cobrados na seleção. Os interessados têm até o dia 26 para realizar a inscrição. O curso acontecerá em dez sábados nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, visando atender o maior número de professores estaduais e municipais.

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Com seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional, o Profmat em Rondônia tem como instituição responsável a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Neste ano, o Profmat admitirá apenas candidatos que sejam professores da rede pública de ensino (municipais, estaduais ou federais), com total de 15 vagas.

Segundo o Coordenador do Curso de Extensão do Campus Porto Velho Calama, Aldo Brasil, “alguns docentes ainda acham que realizar um mestrado é uma ‘missão impossível’ ou algo muito difícil. Entretanto, o Profmat é direcionado, principalmente, para o docente que está lecionando Matemática e que deseja melhorar sua prática docente em sala de aula. As aulas são quinzenais e nos fins de semana. Pedagogos e profissionais de outras áreas já concluíram o Mestrado PROFMAT, mostrando que com empenho e dedicação, o desejo de cursar um mestrado é um sonho possível a todos.”

A inscrição para o curso preparatório ofertado pelo IFRO Campus Calama deverá ocorrer através deste LINK