Estação Celeste AstroIFRO leva mais de 1.400 pessoas ao Complexo da Madeira-Mamoré

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 17h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 17h04 | Acessos: 423

Observação 4

O evento de observação celeste promovido pelo Grupo de Pesquisa AstroIFRO, do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), levou mais de 1.400 pessoas ao Complexo da Madeira-Mamoré nos dias 14 e 15 de junho.

De acordo com os organizadores, na sexta-feira, 14, mais de 400 pessoas participaram da observação celeste e no sábado, 15, ultrapassou o número de mil participantes que puderam admirar a lua através dos telescópios.

Essa atividade foi realizada para marcar o Dia Municipal da Astronomia comemorado no dia 08 de junho. A Lua e o Sol foram os grandes astros do evento, que contou ainda com a colaboração do Clube de Astronomia de Rondônia e de astrônomos amadores que disponibilizaram seus telescópios para o público.

Segundo o professor Fernando Dall’Igna, essa foi a primeira vez que eles levaram o evento para fora do Campus Calama. Anteriormente as observações eram feitas somente no Campus ou em escolas. Ele informou que as pessoas puderam ver a Lua em diferentes ampliações e também o Sol com um telescópio especializado, que proporcionou uma experiência educativa e fascinante para todos.

O evento, realizado na histórica e cultural Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, “não só celebrou a astronomia, mas também ressaltou a importância de despertar o interesse pela ciência em nossa comunidade. Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para acender a curiosidade científica”, ressaltou Fernando.

Os organizadores agradecem a todos os colaboradores para a realização do evento, como também à comunidade que prestigiou em peso a realização da ação para a observação celeste naquele local e estendem o agradecimento ao Complexo Madeira-Mamoré por ceder o espaço da estação e por fornecer um local seguro para o armazenamento dos telescópios e os equipamentos de apoio, bem como ao comparecimento da população que, animada, colaborou para fazer da Estação AstroIFRO um evento inesquecível.

O AstroIFRO é um Grupo de Pesquisa de Ensino e Extensão do Campus Calama, do qual participam seis docentes, 27 alunos das graduações e do ensino médio de vários cursos. É um grupo interdisciplinar no qual podem participar só por entretenimento ou também se quiserem especializar-se. Dall’Igna explica que no ano passado três egressos ingressaram em mestrados nessa área, sendo dois deles no Mestrado em Astrofísica, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

• Observação_2
  • Observação_3