Projeto da Semana de Educação para a Vida reuniu os Campi Calama e Zona Norte

Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 15h16 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 15h16 | Acessos: 90914

NAPNEO Campus Porto Velho Calama esteve representado na Semana de Educação para a Vida do Campus Porto Velho Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

A Semana de Educação para a Vida foi instituída pela Lei 11988/2009 com o objetivo de abordar conhecimentos relativos a matérias que não se encontram no currículo obrigatório, tais como ecologia, meio ambiente, sexualidade, direito do consumidor, entre outros. Durante uma semana, educadores e comunidade se juntam para discutir os assuntos de interesses comuns e que podem ser abordados pela escola e fora dela.

Programado por uma equipe do IFRO Campus Zona Norte, o projeto da semana contou com a parceria de professores, técnicos e alunos do IFRO Campus Calama.

As atividades, que iniciaram no dia 1º de setembro, seguiram até a segunda-feira, 6, com o desenvolvimento de temas importantes acerca da inclusão escolar, relacionamento interpessoal e desafios na educação a distância. Ocorreram palestras, rodas de conversa, minicursos, apresentações e discussões, todas realizadas por meio de webinar.

A Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne/Calama), Lívia Catarina Telles, fez a apresentação de toda a equipe do Núcleo, explicando seus objetivos em promover ações educacionais, respeitando-se as diferenças e igualdade de oportunidades, buscando a superação de barreiras, seja em atitudes, arquitetônicas, comunicacionais e de informação, tecnológicas, sistêmicas e educacionais, descrevendo as principais atividades realizadas para atingir o público-alvo do núcleo. Por meio de uma apresentação em slides, ela explicou sobre o funcionamento do Napne no atendimento aos discentes com necessidades específicas.

A estudante do 1º ano do Curso Técnico em Química do Campus Calama, Arantxa Tanwing Saavedra, de 15 anos, é autora do projeto do ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficência – uma luta honrosa’, que acontece no dia 21 de setembro.

Ela também participou do projeto da Semana e organizou a atividade inicial entre alunos portadores de deficiência, professores e pais, quando houve relatos e experiências de vida desses alunos. Arantxa disse que como iniciante nesse projeto, a experiência foi enriquecedora, quando pôde falar para uma sala com cerca de 100 pessoas e o projeto foi elogiado pelos professores e a direção do campus.

Segundo Arantxa, o projeto tem o objetivo de promover a discussão de direitos das pessoas portadoras de deficiência mantendo a discussão no ambiente escolar. A estudante também destaca que é preciso respeitar as dificuldades que eles enfrentam e cita como a educação pode modificar a convivência deles para melhor. Segundo ela, houve a participação de pais e alunos, como também a participação de alunos do Campus Guajará-Mirim no evento.

A Coordenadora do Napne, Lívia Catarina Telles, também coordenou a atividade em que a Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Calama/IFRO), Roselaine Kokkonen, abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo desenvolvido sua dissertação nessa área para a inclusão de alunos com TEA no ensino regular, Roselaine inclusive trabalhou para oferecer um curso de capacitação para professores, orientadores e cuidadores no tratamento dos portadores desse transtorno.

• NAPNE
  • NAPNE_1