Pesquisa incentiva formação bilíngue entre estudantes do Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 10h08 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 10h13 | Acessos: 71227

Ingles 1Os alunos do primeiro ano das turmas de Informática (matutino) e de Química (matutino e vespertino) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, desenvolveram projeto de Línguas integrado à História, denominado “The Extraordinary Project”.

Realizado durante o 3º e o 4º bimestres do Módulo I, o projeto teve como objetivo promover as práticas de educação bilíngue em Língua Inglesa na sala de aula. Com a orientação da Professora de Inglês do Campus Calama, Márjorie Correia Mendes, os alunos pesquisaram individualmente, em duplas ou trios sobre a origem de objetos e movimentos e prepararam uma apresentação que está sendo mostrada na plataforma Instagram e poderá ser visitada até o próximo dia 28 neste LINK.

Em destaque no perfil da mostra, as teorias explicam as formas de se entender o que é língua e as linguagens existentes como resultado da interação dos indivíduos no ambiente que os cerca. Também aborda que a ‘internetização’ do mundo está gerando um impacto importante nos contatos linguísticos, como a coexistência de duas ou mais línguas num mesmo ambiente.

Conforme explica a docente, “para os teóricos da Linguística, aprender uma língua vai muito além de conjugar e aprender verbos. A aprendizagem vai envolver toda a interação das pessoas com as situações que forem surgindo num mundo cada vez mais conectado”.

Nessa abordagem do projeto, ela explica que os alunos se envolveram diretamente com a pesquisa, conhecendo uma infinidade de informações que ampliaram a interação e o potencial de aprendizado. “O principal objetivo ao promover a sequência didática que culminou com a exposição do trabalho foi promover práticas de educação bilíngue na sala de aula de língua inglesa”, enfatiza.

Márjorie ainda reforça que a iniciativa vai ao encontro da proposta de internacionalização do IFRO, na medida em que promove práticas de educação bilíngue no campus.

• Ingles_1
  • Ingles_2