IFRO vai selecionar empreendimentos inovadores para desenvolvimento de negócios na capital

Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 08h41 | Última atualização em Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 08h41 | Acessos: 51203

redinova marcaParticipantes serão inseridos no Núcleo Incubador de Empresas do Campus Calama

O Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou o Edital nº4/2012/PVCAL para abertura de inscrições aos interessados em participar do Programa de Desenvolvimento de Negócios por meio do Núcleo Incubador de Empresas, vinculado à Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova).

De acordo com o edital, a pré-incubação de empresas é a “fase destinada à validação de ideias e propostas, voltadas ao planejamento e constituição da empresa e a possibilidade da criação de possíveis negócios analisando a sua viabilidade técnica e econômica, bem como o perfil dos empreendedores”, sendo o objetivo final a preparação deles para ingressarem na Modalidade de Incubação de Empreendimentos.

Neste sentido, o objetivo do edital é o de selecionar equipes com ideias inovadoras que queiram contribuir para a criação, desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica, industrial e social.

Tais empreendimentos utilizarão sistematicamente de conhecimentos científicos e tecnológicos inovadores, nos aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, tendo assegurados o seu fortalecimento e a melhoria de seu desempenho, ou que fortaleçam os arranjos produtivos locais da região de Porto Velho. As informações sobre os serviços e a infraestrutura da Rede de Incubadoras estão descritas no endereço https://portal.ifro.edu.br/redinova.

Os candidatos elegíveis para a submissão de projetos podem ser alunos dos cursos técnico, de graduação e de pós-graduação do IFRO; docentes e servidores técnico-administrativos em educação ativos e inativos do IFRO; pesquisadores ativos ou inativos do IFRO; comunidade em geral. Os candidatos devem ter acima de 16 anos, sendo que abaixo dos 18, deve apresentar autorização por escrito dos responsáveis.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 15 de fevereiro a 12 de março de 2021 e poderão ser feitas por meio do endereço eletrônico https://portal.ifro.edu.br/calama/editais/extensao e do preenchimento do formulário disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/C4ADSvco5ccQVggB8. Vencidas as etapas, o início para a pré-incubação das propostas selecionadas se dará a partir do mês de maio deste ano.

Redinova

De acordo com o Coordenador da Incubadora do Campus Porto Velho Calama, Judson Cascaes Matos, a Redinova é um organismo institucional criado em 2016 para coordenar a implantação e desenvolvimento de Incubadoras de Empresas do Estado de Rondônia, por meio de um trabalho em Rede, incluindo-se obrigatoriamente as dos campi do IFRO e opcionalmente as de outras instituições.

Segundo Judson, as incubadoras de empresas do IFRO são planejadas como setores vinculados ao Departamento de Extensão dos campi e subordinados à Redinova, com o fim de oferecer infraestrutura básica de funcionamento de negócios e prestar serviços de orientação técnica, tecnológica e de capacitação profissional para empreendedores que ingressam por meio de um edital de seleção.