Professores do IFRO participam de aula inaugural do Programa Virtual English Language Fellow

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 15h25 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 15h25 | Acessos: 61287

Reunião realizada virtualmente no calama2A aula inaugural do Programa Virtual English Language Fellow, em parceria com a Regional English Language Office (RELO), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, foi realizada neste dia 24 de agosto. O programa vai oferecer três cursos para capacitar professores e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Sob a coordenação da Professora de Inglês do Campus Porto Velho Calama, Laura Borges Nogueira, a proposta foi planejada ainda no ano passado e seria realizada de forma presencial, porém, devido à pandemia de covid-19, foi reformulada e será oferecida virtualmente. Durante a abertura da cerimônia da aula inaugural, a docente destacou a oportunidade em oferecer aprimoramento aos professores de Língua Inglesa, cooperando para a promoção do ensino de excelência no IFRO, com foco na formação do professor.

Serão oferecidos três cursos, sendo o de Escrita acadêmica em Língua Inglesa, Aperfeiçoamento para professores de Inglês e Leitura em Inglês. Segundo ela, “[...] aprender um idioma não é apenas saber falar, mas estar aberto a outras culturas e formas de enxergar o mundo”. O programa proporciona ainda que se recepcionem educadores qualificados a compartilhar seus conhecimentos e a adquirir experiência profissional.

O curso de aperfeiçoamento para professores de Inglês do IFRO (Integrated Skills Course) terá carga horária de 32 horas e será realizado nos meses de agosto a dezembro. A diretora da RELO, Jennifer Uhler, destacou a satisfação em renovar esse projeto com o IFRO. Disse que ficou triste quando a pandemia interrompeu a possibilidade do projeto de maneira presencial, mas ressaltou como possibilidade ainda melhor o projeto virtual, pois agora ele pode ser estendido para todas as unidades do IFRO no Estado. Ressaltou a importância do ensino da Língua Inglesa para a missão diplomática dos Estados Unidos e citou a abertura de muitas portas para a internacionalização, favorecendo atividades da pesquisa nas ciências, na educação e na possibilidade de explorar novas experiências por meio de uma nova língua.

Saudando a todos os participantes da reunião, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, citou a capacitação em Língua Inglesa como convergente ao planejamento estratégico da instituição. Disse que essa ação amplia o contato dos alunos e os centros de idiomas contribuem valorosamente para esse aperfeiçoamento, agradecendo a todos que estão empenhados nessa tarefa. Segundo ele, a proficiência em Língua Inglesa permitirá que os servidores do IFRO possam realizar atividades e publicar artigos em revistas internacionais, agindo ainda como efeito multiplicador na orientação aos demais colegas.

Representando o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, o Professor Sérgio Francisco Loss cumprimentou a todos e destacou a contribuição da Professora Laura Borges desde que ela respondeu pela área de Relações Internacionais na Reitoria do IFRO. Disse que os projetos e programas materializam as ideias e promovem o desenvolvimento daquilo que objetivamos. Nesse caso, “[…] os projetos de ensino das línguas facilitam nossa comunicação e universalizam as línguas, desenvolvendo nossas propostas”. Destacou que desde o Ensino Médio a Língua Inglesa está presente como instrumento de trabalho, nas publicações no campo da pesquisa aplicada, na pesquisa científica básica e no aperfeiçoamento de outros processos e tecnologias que envolvem a tecnologia da informação, com linguagem geralmente em Língua Inglesa, sendo ela fator de referência e instrumento de trabalho para promover e aperfeiçoar os programas e projetos da instituição.

Sérgio Loss falou ainda sobre as novas oportunidades que o IFRO pode oferecer com a Educação a Distância e cursos de curta duração, que este ano já contam com mais de dezessete mil vagas ofertadas na modalidade. Concluiu dizendo que os centros de idiomas da instituição assumem importante papel na área de linguagem para ir implementando esses cursos. Destacou também a importância das parcerias e intercâmbios e a possibilidade de trazer pesquisadores que possam somar nessas iniciativas.

A responsável pela região Norte do Brasil no Departamento de Educação, Cultura e Imprensa da Embaixada Americana, Julie McKay, que participou da cerimônia diretamente de Brasília, disse estar satisfeita pelo programa acontecer, ainda que de forma virtual. Ela disse que o inglês como língua pode conectar as culturas e construir as pontes para a compreensão mútua. Falou sobre a natureza da agência em apoiar os esforços do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa com cursos que sejam úteis e para que todos aprendam muito. Ela espera poder visitar Rondônia em breve e conversar com todos em inglês, além de ressaltar o empenho das profissionais que estão responsáveis por acompanhar esse projeto.

A primeira aula prosseguiu sendo ministrada pela Professora Mary Barth. Também estiveram presentes na cerimônia a Coordenadora do Centro de Idiomas, Professora Márcia Sousa de Oliveira, e a Chefe do Departamento de Extensão, Professora Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, ambas do Campus Calama do IFRO.

• Reunião_realizada_virtualmente_no_calama1
  • Reunião_realizada_virtualmente_no_calama2