Prática integradora na área da eletrônica é tema de projeto no Campus Calama

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 18h27 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 19h51 | Acessos: 22322

APRESENTAÇÃO NA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2019 1Cerca de 50 estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, do período matutino, participaram do projeto intitulado “Metodologia de Projeto: uma prática integradora na área da eletrônica”. Realizado no ano de 2019, o trabalho foi coordenado pelos professores Ricardo Bussons da Silva e Tatiana de Macedo Costa.

O objetivo foi proporcionar aos discentes ferramentas de pesquisa na área do curso para que os conteúdos de sala de aula fossem apreendidos com mais dinamicidade para desenvolver a investigação e a realização da prática, etapa essencial para alunos de um curso técnico. A carga horária prevista era de 135 horas, mas a executada alcançou 230 horas, tendo em vista que participaram do projeto integrador. Os discentes do segundo ano do Curso Técnico em Eletrotécnica participaram como monitores de ensino.

A equipe contou ainda com os docentes Laffert Gomes Ferreira da Silva, Iza Reis Gomes Ortiz, Eliane Auxiliadora Pereira, Juliano Resende Bucchianeri e Vitor Akira Uesugui Costa. Entre as ações demandadas nos objetivos iniciais estavam o  desenvolvimento parcial de protótipos de equipamentos eletrônicos aplicados em situações problemas vivenciados pelos alunos no seu cotidiano; a contextualização/integração dos conteúdos abordados nas disciplinas envolvidas no projeto; a melhoria na capacidade dos alunos de investigar e solucionar problemas utilizando a eletrônica; a melhoria na interação em grupo e trabalho em equipe; e o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

Em relação ao Projeto Integrador, a turma do primeiro ano matutino de Eletrotécnica foi dividida em oito grupos, com cada grupo contendo o quantitativo máximo de seis integrantes. Cada grupo apresentou três propostas de projetos para a equipe de professores selecionarem qual proposta se adequava à perspectiva do projeto integrador.

Segundo a professora Tatiana de Macedo “o projeto obteve um resultado gratificante, tivemos diversos protótipos apresentados pelos grupos, e foi possível ver a evolução dos grupos em cada etapa. Além do projeto proporcionar momentos de integração entre alunos e monitores, incentivando a pesquisa e a troca de experiência, aumentando o interesse pelos alunos na área técnica”.

Os grupos se apresentaram durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2019. A  forma avaliativa desenvolvida no projeto ocorreu de maneira processual por meio de quatro etapas avaliativas, considerando a evolução, comprometimento, participação e desenvolvimento técnico do projeto. Todas as etapas foram realizadas por meio de seminários no contraturno, em que foram apresentados os projetos para uma banca composta pelos professores participantes deste projeto.

Já o Projeto de Monitoria proporcionou aprofundamento dos conhecimentos na área de eletrônica, desenvolvimento de projetos e resolução de problemas. Além de apresentar um caráter motivador, visto que vários alunos se mostraram mais dispostos a estudar à medida que o projeto se desenvolvia. Paralelo a isso, observou-se um aprimoramento no processo de pesquisa/investigação nas mais diversas áreas de tecnologia para auxiliar nos projetos.

Para o professor Ricardo Bussons “o trabalho com projetos proporciona ao aluno construir seu próprio conhecimento de forma integrada, uma vez que os conteúdos de diversas disciplinas, diversas séries, além de experiências extraescolares  são necessárias para construção dos protótipos, o aluno experimenta ainda, uma atividade de aprendizado  significativo, pois a cada etapa do projeto, um novo desafio se apresentava, instigando o aluno à superação, além de refletir sobre os conteúdos e elaborar e testar suposições. Por fim, ao concluir a atividade o aluno se vê motivado a aprender e perceber sua capacidade autônoma de trabalho.”

Conforme o discente monitor Rian Guilherme Braga de Lima “a monitoria do projeto foi muito proveitosa, além de colocar em prática tudo que já sabia, eu também aprendi bastante. Quando os alunos perguntavam sobre algum componente que não conhecíamos, fez com que eu e o David, pesquisássemos para poder ajudá-los. Sempre atendíamos os alunos no laboratório ou na biblioteca. A monitoria foi uma grande ajuda para o meu crescimento técnico, sempre contando com a ajuda dos professores Ricardo e Tatiana, sanando as dúvidas dos alunos.”

• APRESENTAÇÃO_NA_SEMANA_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA_2019_-_1
  • APRESENTAÇÃO_NA_SEMANA_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA_2019_-_2
  • APRESENTAÇÃO_NA_SEMANA_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA_2019_-_3
  • APRESENTAÇÃO_NA_SEMANA_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA_2019_-_4