Professoras e alunos do Campus Calama lançam e-book ‘É o Tchan da Química’

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2024, 19h48 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2024, 19h48 | Acessos: 378

O Tchan da Química

‘É o Tchan da Química’ é o título do e-book que acaba de ser lançado pela Atena Editora, resultante do projeto de ensino de mesmo nome, desenvolvido nos anos de 2022 e 2023 pelas professoras do ensino de Química Alecsandra Oliveira de Souza e Carolina Baptista Gomes, do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com a participação dos alunos João Márcio Santos Cabral, Mikhael Thauã Freitas Matos e Thiago Brasil Pimenta.

De acordo com a professora Alecsandra, o projeto tem como proposta uma aproximação aos conceitos experimentais da Química e foi desenvolvido com o apoio financeiro do Edital 39/2022, do Campus Calama, de fomento às atividades e ações de ensino. Segundo ela, “o e-book representa uma oportunidade de conhecer algumas aplicações da Química usando uma linguagem simplificada, pois foi desenvolvido por estudantes para estudantes. É também uma forma de incentivar os alunos a romperem as barreiras da sala de aula e se aventurar na autoria de livros mostrando o conhecimento adquirido na nossa Instituição. Além disso, o Tchan da Química mostra que a química é de fácil entendimento quando aplicada de uma forma descontraída e contextualizada”. Desenvolvido para facilitar a compreensão dos alunos que ficaram no ensino remoto durante a pandemia de coronavírus, o e-book traz conceitos da Química que estão presentes nas atividades do cotidiano. Sendo a Química a Ciência que estuda a matéria; e a matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço, a Química estuda quase tudo o que existe. Poucas coisas no universo não possuem massa, como o tempo, as ondas sonoras, portanto, “dominar esse conhecimento nos fornece a qualidade de vida que temos hoje na sociedade moderna”, destaca a obra.

Para simplificar, o material detalha onde as aplicações da Química podem ser visualizadas, mostrando experimentos simples que auxiliam a visualizar as aplicações da Química, ou seja, entender o “É o tchan da Química”.

Os autores que participaram do e-book são egressos do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Campus Calama do IFRO e concluíram o curso em 2023. Mikhael Thauã Freitas Matos, atualmente é acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo. Para ele “participar desse projeto foi uma jornada incrível, cheia de desafios e aprendizados. Com uma equipe dedicada, trabalhamos em conjunto, trocando ideias e superando obstáculos. Ao longo do projeto, desenvolvi habilidades técnicas e interpessoais essenciais. Foi uma experiência enriquecedora que me deixou mais preparado profissionalmente e agregou muito à minha formação acadêmica e pessoal. Cada etapa, da seleção dos experimentos à escrita do livro, foi fundamental para o sucesso do projeto”, declara.

João Márcio Santos Cabral disse que para ele “ser colaborador do projeto foi uma experiência incrível, tanto academicamente falando, quanto pessoalmente. Realizar as pesquisas, elaborar as videoaulas, a apresentação do projeto para os outros alunos, tudo isso foi muito importante para mim e agregou bastante na minha formação como técnico em química. Participar do processo de escrita do livro também foi bastante interessante, foi minha primeira experiência realizando algo do tipo e realmente foi muito divertido e especial”, destacou.

Para Thiago Brasil Pimenta, que é atualmente acadêmico do curso de Farmácia, “participar do projeto ‘É o Tchan da Química’ foi uma verdadeira experiência acadêmica na qual adquiri muitos conhecimentos e coloquei outros em prática, despertando mais curiosidade sobre a área. Foi muito gratificante trazer essa experiência de realizar experimentos químicos para os demais alunos. Todas as etapas do projeto foram gratificantes, desde o desenvolvimento da metodologia até a escrita do livreto para o qual foi necessário estudar mais sobre o ramo da escrita científica”, citou.

O e-book ‘É o Tchan da Química’ pode ser acessado no endereço eletrônico: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/o-tchan-da-quimica