Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 17h42 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 17h52 | Acessos: 843

Arte divulgação 01

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, publicou edital de seleção de candidatos ao curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0. Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 16 anos.

As inscrições vão de 27 de abril a 7 de maio e deverão ser feitas on-line através de preenchimento do seguinte formulário eletrônico:  https://forms.gle/WSYoPgjTA2JYAZH76. No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar os seguintes documentos, digitalizados no formato PDF de forma legível: a) documento oficial com foto; b) Cadastro de Pessoa Física - CPF; c) comprovante de endereço; e d) comprovante de escolaridade.

A classificação dos candidatos obedecerá a ordem de inscrição, sendo priorizados os candidatos que se enquadram em pelo menos uma das condições descritas no item 3.4 do Edital que pode ser conferido no seguinte link: https://selecao.ifro.edu.br/extensao-calama/1327-edital-n-24-2024-selecao-curso-fic-em-realidade-aumentada-para-o-ensino-integrado-de-robotica-com-foco-em-industria-4-0. Para a solicitação de enquadramento nos grupos prioritários o candidato deverá, no ato da inscrição, preencher a Autodeclaração constante do formulário eletrônico.

O curso ofertado é oriundo de Termo de Convênio celebrado entre o Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS.AMAZONAS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com a interveniência da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (FUNDAPE).

O projeto faz parte do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial - PPI4.0, coordenado pelo CITS Amazonas, a ser executado nos termos do Plano de Utilização de Recursos - PUR nº 194/2023, sendo uma iniciativa governamental para a gestão do ecossistema de inovação em suporte ao desenvolvimento industrial e ao empreendedorismo inovador na Amazônia Ocidental, financiado com os benefícios fiscais concedidos a empresas que se enquadram na Lei nº 8.387, de 1991 – Lei de Informática.

Sobre o Curso

O curso, com carga horária de 120 h, tem como objetivo promover capacitação em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0, e assim desenvolver competências e habilidades em profissionais oriundos do ensino médio, técnico ou tecnológico, para aplicação prática e eficiente de tecnologias da Indústria 4.0, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados e a inovação no setor da saúde em Rondônia. O curso será ofertado na modalidade presencial, nas instalações do IFRO Campus Porto Velho Calama, com encontros previstos para quartas e sextas-feiras, no turno vespertino. O início das aulas está previsto para o dia 15 de maio de 2024.