Estudantes de Informática apresentam trabalhos em evento científico

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 08h44 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 08h48 | Acessos: 2338

Estudantes do IFRO apresentaram três pesquisas que aliam a informática a conceitos de gestão

Seis estudantes do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, participaram do II Encontro Rondoniense de Administradores e Tecnólogos (II Enrat), promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA-RO).

Na ocasião, os estudantes do IFRO apresentaram três projetos em que sugerem a criação de aplicativos para uso na gestão de frotas, contratação de serviços e para comparação de valores em itens de supermercado. Os projetos são orientados pelos professores de Administração Juliano Cristhian e Saiane Barros e de Informática, Thiago Kaiser.

Envolvido no projeto “Gestão de frotas: a informática como aliada na tomada de decisão”, o aluno Willyan Rodrigues valorizou muito a apresentação no evento e acredita que se tratou de uma oportunidade especial para ele. “É legal ter esse tipo de relação com o ensino superior e apresentar nossa pesquisa e o que desenvolvemos, mesmo que estejamos no nível médio do ensino. Creio que isso dá as pessoas uma nova visão sobre o que é o ensino técnico realmente”, afirmou.

Geovana Oliveira também é estudante do campus e destacou que além da oportunidade de apresentar sua pesquisa no Enrat, o evento ressalta um diferencial que o ensino do IFRO oferece. “A iniciação científica é um dos grandes diferenciais que temos no Instituto. Conheço alunos de graduação que afirmam só ter tido contato com a pesquisa no fim da graduação e nós já temos essa oportunidade desde o Ensino Médio. Creio que isso nos torna profissionais melhores e abre espaço para que o Brasil cresça cientificamente”.

Multidisciplinar
A visão é semelhante à do professor Juliano Cristhian, que enfatiza o Enrat como grande oportunidade para o intercâmbio do conhecimento entre os alunos da graduação, pós-graduação e tecnólogos do IFRO. “Para eles fica evidente que não estão distantes dos acadêmicos no contato com o desenvolvimento científico. Além disso, o envolvimento destes jovens em eventos como estes atendem a uma demanda do mercado, que está mais aberto a ideias inovadoras, como as que apresentaram os nossos alunos”.

Parte da equipe organizadora do evento, André Saoncela confirma que um dos objetivos do Enrat é justamente criar a oportunidade para que os administradores de Rondônia tenham acesso a conceitos de inovação científica e tecnologia que envolvam a área, promovendo o enriquecimento profissional para os profissionais da área, além de professores e tecnólogos.

“Além disso, a exposição de pesquisas multidisciplinares confirma o fato de que o processo de gestão e a presença de um administrador é inerente e essencial a qualquer área do conhecimento, fortalecendo esta área tão importante em nosso estado e também no Brasil”. André informou ainda que os projetos selecionados e apresentados no evento serão compilados em uma obra científica, a exemplo do que ocorreu na primeira edição do evento.

• Estudantes_do_IFRO_apresentaram_três_pesquisas_que_aliam_a_informática_a_conceitos_de_gestão
  • II_Enrat_reuniu_acadêmicos_profissionais_de_administração_e_professores_da_área