Alunos do Campus Ji-Paraná participam de aula prática de combate a incêndios

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 19h20 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2017, 19h47 | Acessos: 2428

Campus Ji Paraná Aula prática 7

Estudantes do Curso Técnico em Florestas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram nesta semana de aulas práticas de combate a incêndios. Os alunos receberam orientações do Corpo de Bombeiros do município de Ji-Paraná.

Coordenados pela professora Lorena de Souza Tavares, alunos dos 1º anos A e B foram na segunda-feira (07) ao Batalhão do Corpo de Bombeiros para conhecer o caminhão BTF de combate florestal e também equipamentos de combate florestal. “A disciplina é Proteção Florestal, que engloba conteúdos de incêndios florestais, entretanto, mesmo que extintores e hidrantes não sejam utilizados em incêndios florestais por terem pouco sucesso devido à pequena quantidade de agente extintor, ensino a usar porque é um conhecimento que se leva para a vida inteira e pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Agradeço a liberação do Tenente dos Santos para realizarmos essa aula prática e do Sargento Renaldo e Cabo Eliel por ministrarem as aulas”, explicou a professora.

Já na quarta-feira (09) o objetivo da aula ministrada no Campus foi obter conhecimento e manusear extintores de incêndios e hidrantes, onde para isso foi feita uma pequena simulação de combate de incêndio em combustíveis sólidos e líquidos, ou combustíveis de classe A e B. “Pra mim foi importante, pois contribuiu para o meu aprendizado e minha formação técnica, pois antes nem sequer sabia quais tipos de extintores existem e agora sei até como manuseá-los”, contou a aluna Kalita Barcelos da Silva.

Outra estudante que aprovou as aulas práticas foi a Evelyn Luana Nascimento Silva. “Com a aula compreendi que, quando o fogo é de classe A utilizamos extintor de água e quando o fogo é classe B e C utilizamos o extintor de pó químico seco. Antes não tinha noção alguma de como utilizá-los. Aprendemos também a como desenrolar e como segurar um hidrante”, elencou os conhecimentos recém-adquiridos.

Os alunos do 3º ano do curso Técnico em Florestas também farão a aula prática na sexta-feira (11).

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/08_agosto_2017/10.08.17/prática_