Campus Porto Velho Zona norte realiza nova etapa do Projeto GOIFRO

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 12h29 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 12h29 | Acessos: 1771

GOIFRO Zona Norte LaticinioDocentes, técnicos e estudantes dos Cursos Técnicos em Administração, Finanças e Recursos Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, embarcaram em uma viagem única de imersão ao mundo dos negócios. Eles visitaram algumas empresas do interior do estado de Rondônia, durante o mês de junho, para a realização da quarta etapa do Projeto GOIFRO Zona Norte, que propôs retirar os alunos do ambiente de estudo e proporcionar experiências práticas, conhecendo os desafios, dificuldades e métodos de superação que as empresas utilizam para seu desenvolvimento.

Na primeira etapa foi realizada uma gincana, na etapa seguinte uma ação social, em que foram arrecadados roupas e alimentos não perecíveis para comunidades carentes e ONGs locais, e na terceira etapa ocorreu um workshop para alunos de escolas públicas da capital.

Durante o período de visita os alunos puderam conhecer de perto as práticas empresariais em sete empresas. Entre elas a Gramotos, localizada na cidade de Presidente Médici, com 200 colaboradores em todo o grupo, que atua no mercado de atacado de peças de reposição para motocicletas e motonetas, atendendo aos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Já na cidade de Cacoal, foram visitadas a Fábrica de Argamassa ArgaForte, Avícola parceira da AveNorte, produção de Café, Laticínio, Fábrica de Iogurte Yogo Milk, Fábrica de Embalagem de Iogurte e a empresa de turismo local Cacoal Selva Park, todas pertencentes ao empreendedor Nério Bianchini e família.

Para a estudante do Curso Técnico em Finanças 2018/2 do período vespertino, Ághata Lorenna Cunha Nascimento, foi uma experiência fantástica, “eu aprendi que tanto na área profissional quanto na pessoal é possível você realizar seus sonhos com foco, determinação, humildade e fé que tudo vai dar certo”.

“Foi algo realmente incrível, me diverti bastante ao lado de todos que participaram. Aprendi mais sobre empreendedorismo e acredito que todos se emocionaram com a história de vida do senhor Nélio, ele nos ensinou muito sobre acreditar em nós mesmos, buscar nossas raízes e nos motivou a continuar firmes e fortes no nosso objetivo”, avalia Mayara Marques Maia do Curso Técnico em Administração - Matutino 2018/1. A estudante completa que nas primeiras etapas do projeto foram criadas maiores possibilidades de união entre os participantes, “minha sala deixou de lado toda a diferença e trabalhamos em equipe para ajudar aos outros e a passar o conhecimento que adquirimos em sala de aula. Com bastante garra e determinação conquistamos a tão sonhada viagem até Cacoal, fico muito feliz que outros também puderam participar dessa experiência”.

O projeto propõe promover maior integração entre os estudantes, motivando e estimulando maior interesse pelos cursos de educação a distância em que estão matriculados. Para a estudante do Curso Técnico em Recursos Humanos 2018/1 – Vespertino, Janyne Peixoto Cruz, “participar deste projeto foi de imensa aprendizagem, nas quatro etapas houve dedicação dos alunos e dos funcionários, quando foi anunciado que eu iria viajar, fiquei muito feliz, pois foi a etapa que eu mais queria participar, as palestras, as visitas, tudo contribuiu para entender como funciona o empreendedorismo na prática”.

Para os Coordenadores do Projeto, Alecsandro Marian e Guilherme Tadaki, o projeto superou todas as expectativas, entregando ao final, um grande marco na história do campus, através da integração entre os alunos, servidores, departamentos, comunidade externa e empreendedores. “Cremos que o projeto será lembrado como um caso de sucesso e torcemos para que haja apoio para as próximas edições e #GOIFROZN”, concluem os docentes.

• GOIFRO_Zona_Norte-ArgaForte
  • GOIFRO_Zona_Norte-Avicola