Campus Zona Norte realiza palestra motivacional para os estudantes

Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 16h27 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 16h32 | Acessos: 1341

Campus Zona Norte Palestra Enoque do Carmo 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, através das Coordenações dos Cursos Técnicos Concomitantes (Mediotec) da Área de Gestão e Negócios, realizou no dia 30/04 a palestra “Emprego ou Renda Variável? Qual a Melhor Opção?”, ministrada pelo Administrador Enoque do Carmo. O evento foi realizado no auditório do campus e reuniu servidores, alunos e público externo.

O palestrante, que também é consultor e coach, fez um relato de sua trajetória profissional e trouxe aos presentes uma reflexão sobre o que é mais vantajoso: a estabilidade de um emprego fixo ou a possibilidade de maior rendimento através de um trabalho autônomo. A ênfase da palestra foi o empreendedorismo.

Enoque ressaltou a importância da proatividade para os alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos que estavam presentes, para que os mesmos possam se inserir no mercado de trabalho. Forneceu dicas para uma entrevista de emprego, orientou no que diz respeito à formação básica exigida pelas empresas, sobre como elaborar um bom currículo e sobre a postura que o candidato deve ter ao se apresentar.

A professora e organizadora da palestra, Danielli Brum, comentou que “[...] a busca pelo primeiro emprego tem sido um desafio. A taxa de desemprego entre os jovens aumenta em tempos de crise econômica e muitos deles são preteridos na hora de preencher uma vaga, porque as empresas dão preferência a quem tem mais experiência, evitando custos com capacitação”.

De acordo com Célia Ferrer, professora idealizadora do evento, o tema da palestra foi bem oportuno, atendendo às expectativas do público-alvo. “Tendo em vista o momento em que vivem esses alunos, em busca de engajamento no mercado de trabalho, essa palestra esclareceu algumas dúvidas bem pertinentes, bem como os motivou para esse enfrentamento do primeiro emprego”, ressaltou.

A professora Angelina Licório também participou da palestra e comentou a respeito da importância de eventos como este para os estudantes. “Além da formação teórica que os nossos alunos do curso técnico recebem em sala de aula, é importante participar de palestras como esta, que despertam a iniciativa e a proatividade nos alunos. Trata-se de uma grande injeção de ânimo para os nossos estudantes, pois despertam para as novas necessidades do mercado, onde as características de um empreendedor são imprescindíveis”, falou.

• Campus_Zona_Norte_-_Palestra_Enoque_do_Carmo_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Palestra_Enoque_do_Carmo_2