Zona Norte oferta 200 vagas na Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 12h26 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 20h47 | Acessos: 2744

PROCESSO SELETIVO 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, torna público o Edital do Processo de Seleção de candidatos para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade Educação a Distância (EaD).

O ingresso ocorre no 2º semestre de 2024, com aulas previstas para iniciar em outubro. São 200 vagas ofertadas pelo Campus Porto Velho Zona Norte (100 vagas para cotas e 100 vagas ampla concorrência), distribuídas por 7 polos UAB, nos municípios de Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Porto Velho e Guajará-Mirim.

As inscrições para o Processo Seletivo da Pós-Graduação 2024-2 serão realizadas exclusivamente on-line, neste link aqui: https://inscricao.ifro.edu.br/editais/90/ofertas, até o dia 15/8/2024. A seleção prevê uma única etapa, que consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nos critérios relacionados à Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Produção Científica, Eventos Científicos e Capacitação.

Para realizar a inscrição, precisa do CPF, documento oficial de identificação, diploma de graduação, mais os comprovantes de experiência profissional em atividades relacionadas ao curso, de publicação de artigos científicos completos, capítulos de livros ou livros, de apresentação ou publicações de trabalhos, resumos ou palestras em congressos, seminários e similares e de conclusão em curso de capacitação, aperfeiçoamento ou qualificação profissional.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 27 de agosto e a convocação em 1ª chamada e início das matrículas no dia 28/8. No cronograma também há previsão de que possa ocorrer 2ª chamada no dia 17/9 e, havendo ainda vagas, a 3ª chamada ocorrerá em 04/10/2024. O Processo Seletivo 2024-2 ofertado pelo Campus Porto Velho Zona Norte é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.

Cursos de Pós

Cursos de pós-graduação lato sensu, denominados também de cursos de especialização, são programas de nível superior, em que é preciso ter diploma de graduação. São de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.

Na seleção do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte há previsão de que dentro do quantitativo total das vagas, serão destinadas 50% ao sistema de Ações Afirmativas, em proporção, no mínimo, igual à da população de Rondônia: pretos (6,85%), pardos (55,63%) e indígenas (0,77%) e pessoas com deficiência (22%), segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Censo 2010). E do total das vagas destinadas à Ampla Concorrência, haverá a reserva de, no mínimo, 10% aos estudantes que sejam egressos dos cursos de graduação ofertados pelo IFRO.

O candidato que necessitar esclarecer dúvidas, obter informações, explicações e/ou orientações sobre o Processo Seletivo, deverá encaminhá-las ao %Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No edital há ainda a lista de contato de cada polo ofertante de vagas.

Para ler o Edital nº 21/2024/PVZN-CGAB/IFRO completo, clique aqui.