Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Vilhena oferta curso de Costureira Industrial de Máquina Reta e Overloque para mulheres na Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 17h05 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h37 | Acessos: 125

Campus Vilhena Curso Penitenciária

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena, está ofertando, desde o dia 18 de junho, com previsão de término para setembro, o curso de Costureira Industrial de Máquina Reta e Overloque. Atualmente, participam da capacitação dez mulheres privadas de liberdade.

O objetivo principal dessa oferta é capacitar mulheres em situação de privação de liberdade total ou condicional, assistidas pela colônia penal, a terem acesso à qualificação profissional. “A importância da presença desse curso está relacionada à possibilidade de oferecer oportunidades de trabalho e de capacitação profissional para as pessoas privadas de liberdade. Essas habilidades podem ajudá-las a adquirirem novas competências, promovendo a sua reintegração social e reduzindo as chances de reincidência criminal. Além disso, a produção de peças de vestuário dentro das penitenciárias pode contribuir para a geração de renda e autossustentabilidade dos estabelecimentos prisionais”, destaca a Professora Dara Fernanda Ferreira de Souza Saturi.

“Oferecemos, portanto, a essas mulheres a oportunidade de futuro ingresso no mercado de trabalho e a capacidade de desenvolver habilidades nas relações interpessoais e no empreendedorismo.  Também aplicamos as informações técnicas no processo produtivo, identificando suas etapas, tipos e conhecimentos necessários para a confecção de vestuários, dando ênfase à qualidade dos produtos confeccionados e à ética na relação com os clientes. Por fim, mas não menos importante, reconhecemos os momentos de fala e de escuta entre uma atividade e outra. O Departamento de Extensão do IFRO é dinâmico e, também, responsável por dialogar diretamente com as demandas da sociedade”, reforça a Chefe do Departamento de Extensão do Campus, Maria Helena Ferrari.

Fim do conteúdo da página