Mulheres Mil: Campus Vilhena oferta capacitações para comunidade

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 17h43 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 17h47 | Acessos: 225

Campus Vilhena Imagens 2023 1 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, por meio do Programa Mulheres Mil, vem oferecendo para a população vilhenense os cursos de Assistente Administrativo, Costureira de Máquina Reta e Overloque e Francês. Esses cursos acontecem em locais parceiros do IFRO. Atualmente, ocorrem na Escola Estadual Álvares de Azevedo, na região central, e no Ateliê do Centro do Idoso, localizado na Avenida Benno Luiz Graebim.

“O objetivo de adotar a metodologia externa é ampliar a participação de mais cidadãs e garantir permanência e êxito das cursistas, pois a Sede do IFRO torna-se distante e não temos transporte público à noite, o que dificultaria o deslocamento das cursistas”, destaca a Coordenadora local, Aline Costa Elhke.

Aline reforça que o Programa Mulheres Mil "é uma das múltiplas ações  realizadas pelo Departamento de Extensão, que se destaca como uma iniciativa consolidada de capacitação profissional, a qual busca entender a dimensão de gênero, especialmente das mulheres com poucas oportunidades de educação e inserção no mercado de trabalho".

Segundo a Coordenadora, o Programa Mulheres Mil traz diversos benefícios para a população vilhenense, pois "atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais da comunidade. Ao oferecer educação e capacitação profissional, o programa ajuda a quebrar ciclos de pobreza ao oferecer às mulheres ferramentas para melhorar condições para o ingresso no mercado de trabalho ou iniciar seus próprios negócios".

Um dos questionamentos mais presentes na comunidade é em relação à oferta ser direcionada apenas às mulheres. Aline Costa traz reflexões assertivas sobre o assunto, pois são várias as razões de o programa ser ofertado especificamente para mulheres. "As mulheres, frequentemente, possuem obrigações familiares e sociais distintas que podem impactar a habilidade de se envolver em programas educacionais convencionais. Proporcionar programas direcionados exclusivamente para mulheres pode suprir essas demandas e eliminar obstáculos à participação, ou seja, é uma maneira de abordar a desigualdade e promover a igualdade de gênero, capacitando-as para desenvolver habilidades, obter educação e entrar no mercado de trabalho, o que pode aumentar sua independência econômica e social", explicou.

Nesse sentido, o IFRO, por meio dos cursos FIC – Formação Inicial e Continuada, tem trabalhado para promover ações de transformação pessoal e profissional para a população vilhenense. Maria Helena Ferrari, Chefe do Departamento de Extensão, diz que "O programa Mulheres Mil é uma ação do Governo Federal junto aos IF's que tem empoderado muitas mulheres. Em Vilhena, o curso de Corte e Costura é um dos cursos destaque nos dois últimos anos. Considerando as dificuldades encontradas, esses espaços de aprendizagem têm aproximado realidades, pois promovem escuta, debates, conhecimento e amizades". Maria Helena agradece ao IFRO por essa oportunidade, “em especial ao Reitor e Diretor-Geral, à equipe Depex, à Aline Costa Elhke, Coordenadora dos Cursos FIC e do Programa Mulheres Mil, e aos demais servidores que estão envolvidos no processo de execução. O agradecimento se estende à diretora da Escola Alvares de Azevedo, Claudia Regina da Silva, e toda sua equipe, que abriu as portas da unidade para nos receber”.

Hoje, o IFRO executa, nessa unidade escolar, os Cursos do Centro de Idiomas e Programa Mulheres Mil. “São três turmas de espanhol, duas de italiano, uma de inglês, uma de assistente administrativo e uma de francês. Como dito anteriormente, a localização da escola facilita o acesso dos cursistas que, muitas vezes, saem do trabalho e vão para os cursos instantaneamente. Por fim, em relação ao outro espaço utilizado, ou seja, o Centro do Idoso, dirigido por Catiane Fernanda Machado, nos foi cedido via Termo de Parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS). Já estamos há um ano no local e temos tidos bons resultados com essa parceria”, relata Maria Helena.

Sobre o Mulheres Mil

O programa "Mulheres Mil" do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem como objetivo promover a inclusão social e educacional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de cursos de formação profissional e tecnológica. O programa visa proporcionar oportunidades de qualificação profissional para mulheres de baixa renda, com o intuito de promover a autonomia econômica e social dessas mulheres, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento de suas comunidades.

O Mulheres Mil do IFRO oferece cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, como informática, gastronomia, empreendedorismo, entre outros. Tem o objetivo de capacitar as mulheres para atuarem em diferentes setores profissionais, mas, além da formação profissional, o programa também promove ações de apoio psicossocial, orientação vocacional, empreendedorismo e cidadania, visando o desenvolvimento integral das participantes. Por fim, Mulheres Mil é uma iniciativa importante para promover a inclusão social e educacional de mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a formação profissional e para o fortalecimento da sua autonomia e empoderamento.

Aos princípios e objetivos da educação profissional e tecnológica, e em estreita ligação com o mercado de trabalho e diversos setores da sociedade, o Instituto se dedica também à oferta de cursos listados no Catálogo Nacional de Cursos da Rede E-TEC, além do Programa Mulheres Mil.