Acadêmicos da licenciatura em Matemática do Campus Vilhena participam de projeto de extensão em escola estadual

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 19h46 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 19h54 | Acessos: 183303

Campus Vilhena Projeto de extensão

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena estão participando do projeto de extensão “O jogo como ferramenta didática na área da matemática: Confecção e uso do triminó”. O projeto é desenvolvido pelos alunos do sexto período e é aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis.

As atividades do projeto tiveram início em agosto com a preparação dos exemplares dos jogos pelos acadêmicos sob orientação de todos os professores da turma e do coordenador do projeto, professor Claudinei Pinho. Nove acadêmicos da graduação e cerca de 50 alunos do ensino fundamental participam do projeto, que apresenta o jogo Triminó como estratégia para ensino e aprendizagem das operações fundamentais da matemática.

O projeto objetiva a inserção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática no cotidiano escolar, a partir do desenvolvimento de ações de ensino matemático com adoção de metodologias diferenciadas, despertando nos alunos do ensino básico seu potencial inato e o apreço pela matemática, deixando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

A atividade integra as horas de curricularização da extensão, servindo também de experiência para os graduandos, aperfeiçoando suas habilidades didáticas e preparando-os para a futura profissão.Campus Vilhena Projeto de extensão matemática

Ao mesmo tempo, o projeto oportuniza aos alunos do ensino fundamental o aprendizado das quatro operações fundamentais sob outro olhar, promove a socialização entre os pares, o respeito pelas regras do jogo, o desenvolvimento intelectual e a capacidade de desenvolver estratégias. “Importante destacar a participação intensa dos alunos da Escola Machado de Assis, que faziam contas com os dedos, outros faziam contas no papel, outras corrigiram o erro do colega e isso é um ponto muito positivo que vai ao encontro dos objetivos do projeto. Vale ressaltar também o empenho dos nossos acadêmicos que trabalharam com afinco e dedicação no desenvolvimento do projeto e o aplicaram magistralmente, conduzindo todo o processo com os alunos, pacientemente, auxiliando-os, mostrando que estão no caminho certo e adquirindo experiência para o exercício da futura profissão que escolheram. Ao final do projeto, todos os jogos elaborados por eles foram doados para a escola Machado de Assis para que seus professores possam utilizá-los no momento oportuno”, disse o professor Claudinei Pinho, coordenador do projeto.

A graduanda Neliane Amaral Claudino Kubiaki explicou que “o jogo triminó matemático se caracteriza, basicamente, pelo objetivo de encontrar o resultado de cada operação ou vive-versa, encontrando uma operação que resulta no número proposto. No final de todas as peças encaixadas, forma-se um hexágono. O triminó clássico, por sua vez, propõe encaixar cada lado com seu correspondente, e nesse jogo vai se formando várias possibilidades e várias figuras”. Nós apresentamos aos alunos da escola Machado de Assis uma forma diferenciada de aprender, especialmente porque quando estamos descontraídos é mais fácil o aproveitamento dos conteúdos, sem a pressão que normalmente caracteriza o ato do estudo. Participar do projeto tem sido uma experiência gratificante. Esse contato com os alunos reafirma a nossa escolha de sermos profissionais da educação a partir da vivência no ambiente escolar aprendendo como é o dia a dia desses profissionais”.