Servidores e estudantes do Campus Vilhena têm acesso aos serviços da ABNT

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 13h28 | Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 13h28 | Acessos: 120726

ABNT 600x240O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, renovou o contrato com o serviço via web para acesso à coleção completa das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o acesso à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

A contratação foi firmada pela primeira vez em 2020, conforme demanda das coordenações de curso no Campus Vilhena, para que alunos e servidores do IFRO possam a ter acesso às normas ABNT e AMN em uma única plataforma. O acesso é disponível exclusivamente através da rede de internet do campus.

Professor de disciplinas na área de Mecânica, Eduardo Deliza explicou que “a contratação das Normas Técnicas da ABNT pelo IFRO é de grande valia para toda a comunidade acadêmica, uma vez que elas são muito importantes para conduzir e garantir que a produção científica seja confiável e organizada”.

“Devido às ações de ensino, pesquisa e extensão do IFRO, frequentemente os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos e apresentar suas produções científicas (resumos, artigos, livros, entre outros), sendo imprescindível o uso das normas ABNT. Mas normas da ABNT vão além, tratam desde a formatação de trabalhos científicos até diretrizes para as áreas técnicas em geral, trazendo uma série de regras, padrões e modelos específicos, inclusive com relação aos cursos técnicos oferecidos no IFRO Campus Vilhena (Edificações, Eletromecânica e Informática), permitindo um uso comum e metodológico de produtos e processos. Ressalta-se que as Normas Técnicas são baseadas em estudos consolidados da ciência, tecnologia e experiência acumulada e, portanto, a ABNT revisa e atualiza suas normas periodicamente, de forma a melhor atender toda a comunidade”, afirmou o docente.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Oliveira, comentou que as normas estipulam, entre outros aspectos, padrões ideais de qualidade, segurança, eficiência, respeito ambiental, tanto para produtos quanto para serviços e, desta forma, o acesso a estas normas alicerça o ensino técnico e profissional, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais bem preparados. Os estudantes e servidores que desejarem acesso aos documentos da ABNT devem solicitar informações de usuário e senha na Biblioteca do campus.

Para acessar a ABNT Coleção, clique neste Link.