Programa de matemática para o ENEM é desenvolvido com alunos do EJA em Vilhena

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 09h31 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 09h31 | Acessos: 1040

Vilhena Programa de matemática para o ENEM 1Acadêmicos do último período de Licenciatura em Matemática juntamente com professores da graduação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFR), Campus Vilhena, estão ofertando gratuitamente aulas preparatórias para o ENEM a alunos do EJA em uma escola estadual de Vilhena (RO).

O projeto intitulado Programa de Matemática para o ENEM (PMATEnem) iniciou no dia 03 de setembro e terminou no dia 13 de novembro e contou com a participação de 4 turmas do terceiro ano do ensino médio na modalidade EJA do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo.

As aulas, ministradas semanalmente às terças-feiras na instituição de ensino que está recebendo o projeto, foram elaboradas a partir dos conteúdos de matemática selecionados nos cadernos do ENEM de anos anteriores. Desta forma, os participantes podem aprender mais a partir de metodologias diferenciadas, visando o êxito na prova.

Em cada encontro, ao iniciar a aula, os alunos recebem cadernos com questões do ENEM de anos anteriores, que servem de base para que os acadêmicos de matemática possam apresentar definições matemáticas e métodos de resolução.

Wesley Cordeiro dos Santos, um dos estagiários, falou da experiência com o EJA. “Durante a faculdade acabamos nos preparando mais para o ensino regular, mas o EJA requer um preparo diferente, porque são pessoas que estão voltando a estudar porque viram na educação uma oportunidade para mudar de vida”.

Às vésperas do Exame, Diego Nicolau, que está prestando o ENEM porque deseja a carreira de Recursos Humanos, conta que gostou do projeto porque facilitou a compreensão das perguntas e a interpretação das respostas.

A aluna Ediana Costa conta que o programa contribuiu para que se sinta mais preparada para a prova. “Vimos técnicas e dicas que não sabíamos, é muito bom porque estamos aprendendo muito nestas aulas”, comentou.

Sobre o PMATEnem

O Programa de Matemática para o ENEM (PMATEnem)  é um projeto que une a necessidade do estágio de licenciandos do  Campus Vilhena  com o compromisso de promover ações voltadas para contribuir com a função social de equidade. A partir desta perspectiva, acadêmicos da instituição estão oferecendo de forma gratuita aulas preparatórias para o ENEM.

Segundo a coordenação do programa, o objetivo da ação é oportunizar aos acadêmicos a vivência profissional para que possam desenvolver competências e habilidades aplicando na prática as teorias estudadas nas aulas. Cada vez mais o estágio tem se mostrado importante para a formação inicial na docência dos licenciandos.

• Vilhena_-_Programa_de_matemática_para_o_ENEM_1
  • Vilhena_-_Programa_de_matemática_para_o_ENEM_2