Acadêmico de Pós-graduação do Campus São Miguel do Guaporé vence prêmio nacional literário sobre educação

Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 13h45 | Última atualização em Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 13h46 | Acessos: 1247

Concurso Cultural

“Naquele dia de manhã ocorreu a dissonância dos vocábulos, em dislexia. As vogais e consoantes descopularam-se das palavras que, por sua vez, se indicionarizaram”. Assim se inicia o conto de Ricardo França de Gusmão, acadêmico do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Avançado São Miguel do Guaporé. A obra foi vencedora de um concurso nacional de contos (de cunho científico) sobre Educação & Cultura.

Nomeado “A síndrome do apocalipse da fala e o novo script de comunicação alternativa”, o conto do acadêmico, que é morador do Rio de Janeiro (RJ), foi premiado no Concurso Cultural Contos que Ensinam, organizado anualmente pela Memnon Edições Científicas (São Paulo), especializada em Educação Científica, neuropedagogia, neuropsicopedagogia etc. O tema deste ano foi: “Comunicação Alternativa” e versou sobre dificuldades de aprendizagem de crianças dos ciclos Infantil e Fundamental, quanto à questão da comunicabilidade (a fala) e entre os transtornos, a dislexia.

Ricardo, que é jornalista, professor universitário aposentado e possui obras de crônicas e contos publicados, explica que a temática trabalhada no conto vencedor vai ao encontro do que pretende trabalhar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação (em EJA/EaD) que estuda no IFRO. “Pretendo trabalhar no meu TCC com a construção de jogos de tabuleiros indígenas (escolas indígenas), cuja dinâmica possa ajudar, também, no diagnóstico de transtornos que interferem no processo de aprendizagem”, detalhou.

Para ler o conto completo acesse: https://materiais.memnon.com.br/conto-vencedor-memnon