Campus Jaru realiza dois dias de Mostra de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 19h50 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 19h50 | Acessos: 2465

Mostra de Ciências do Campus Jaru 34A I Mostra de Ciência e Tecnologia, realizada pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro. Integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento tem o objetivo de aproximar a ciência da população, promovendo atividades em todo o país, a fim de estimular a curiosidade e motivar as pessoas a aprofundarem seus conhecimentos sobre temas científicos.

Participaram docentes, discentes e comunidade estudantil de escolas convidadas a visitar o campus, que contou com uma programação diversificada e com foco na realidade local, reforçando o compromisso do IFRO com a sociedade, através da indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A programação iniciou na manhã do dia 30/10, com os minicursos “A importância da sanidade animal para a qualidade dos alimentos” (Juliano Silva dos Santos – IDARON Jaru), “Quero ser cientista” com oficina para preenchimento de currículo lattes (Marina Medeiros e Marília Assis – IFRO Jaru) e “Bovinocultura leiteira: do campo à mesa” (Rute Witter e Felipe Vasconcelos – IFRO Jaru). No período da tarde, foi a vez da Mostra de Ciência e Tecnologia: “DNA - Conhecendo a molécula da vida”, “Passa ou Repassa: uma proposta lúdica para estudar ciência”, “Ensinar para aprender – práticas de química”,  “Frutos climatéricos e não climatéricos! Você sabe o que é?”, “Leitura pós-colonial do livro Terra Papagalli”, “Desenvolvendo novos produtos: brigadeiro de soja”, “Ensino de segurança no trabalho através de jogos”, “Registra e Explica na Amazônia”, “Cultura indígena” e “Jogos de lógica”.

Na ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaru), foi realizada a Mesa de Abertura do evento, em seguida foi proferida a palestra “Pesquisa e Inovação no ensino Técnico e Tecnológico”, com o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/PROPESP/IFRO), Márcio Rodrigues Miranda. Ainda ocorreu o Painel Científico com as temáticas: Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais dos Professores de Educação Estadual no Município de Jaru; Estudo dos Acidentes de Trajetos no Município de Jaru; Pontos Positivos e Negativos da Formalização do Microempreendedor (MEI) no Município de Jaru; e Queimadas Urbanas em Jaru.

No dia 31/10, a Mostra de Ciência e Tecnologia divulgou: O Mundo Microscópico; Construindo o seu foguete de garrafa PET com propulsão a base de vinagre e bicarbonato de sódio; Produção de sabonete a base de extratos de plantas medicinais; Danos mecânicos e suas consequências na pós-colheita de frutos e hortaliças; Utilização da casca de frutas para produção de alimentos; Riscos laborais na agricultura familiar de Rondônia; Importância da segurança do trabalho para evitar acidentes; Embalagens e curiosidades dos alimentos; e Avaliação Física. E à tarde foi o momento dos minicursos:  Fotografia científica (Márcio Rodrigues – IFRO PROPESP) e Uso correto e seguro de agrotóxicos (Marcos Ferreira Alves – IDARON Jaru).

Para a estudante do Curso Técnico em Alimentos, Cristiane Barbosa, que participou da formação sobre Bovinocultura Leiteira: do campo a mesa, “o minicurso foi muito bom, aprendi sobre os leites, da higiene da ordenha até o consumo, os tipos de embalagens e os produtos que consumimos no mercado a base de leite”. O médico veterinário da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON - Jaru), Juliano Silva dos Santos, ministrou o minicurso a importância da sanidade animal para a qualidade dos alimentos e disse ter sido “enriquecedor participar desse evento, mostramos a importância da sanidade animal para produção de produtos de qualidade de origem animal, foi ministrado sobre doenças transmissíveis através dos alimentos, febre aftosa e o impacto econômico nos mercados e o que a Agência Idaron tem feito fazendo uma ligação com o trabalho que inicia lá no campo com a criação dos animais até chegar no frigorífico ou laticínio levando em consideração todo caráter de higiene e sanidade”.

“O evento proporcionou aos nossos alunos conhecerem um pouco mais sobre a ciência e a sua importância para o desenvolvimento da sociedade. Além disso, eles puderam mostrar para a população os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos aqui no Campus Jaru. É muito gratificante ver os nossos alunos empenhados e participando ativamente de um evento tão relevante como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, concluiu a presidente da comissão organizadora, Marina Medeiros.

• Mostra_de_Ciências_do_Campus_Jaru_1
  • Mostra_de_Ciências_do_Campus_Jaru_10