Editais internos abertos no Departamento de Extensão do IFRO Campus Jaru

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 18h28 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 18h29 | Acessos: 170

EDITAL 17 ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O Departamento de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com editais abertos para a institucionalização de atividades de extensão, realização de eventos,  seleção interna de projetos de extensão e auxílio a estágio obrigatório II.

Os três primeiros podem ser submetidos pelos servidores docentes e TAEs do campus, com possibilidade de parceria e convênio com colaboradores de instituições externas, enquanto o último é voltado aos estudantes que possuem os pré-requisitos elencados no Edital.

O Edital nº 17/2024 traz a possibilidade da Institucionalização de Atividades de Extensão, a serem realizadas no ano base de 2024, sem concessão de recursos financeiros. O Edital tem por objetivo regularizar, por fluxo contínuo, o desenvolvimento de ações de extensão de acordo com a Resolução nº 31/CONSUP/IFRO, de 17 de dezembro de 2021, representando significativa articulação entre ensino e pesquisa com as demandas da sociedade e do desenvolvimento regional. Dentre as ações extensionistas contempladas estão: Projeto; Cursos de extensão; Empreendedorismo e associativismo; Eventos; Acompanhamento de egressos; Prestação de serviços, entre outras.

O Edital nº 18/2024 trata da seleção interna de propostas de Atividades de Extensão, destinado exclusivamente para a realização de Eventos, no âmbito do IFRO Campus Jaru, e tem como objetivo estimular a articulação entre o saber e a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da região, tendo como perspectiva o desenvolvimento local e regional, auxiliando na interação necessária à vida acadêmica. As modalidades de extensão atendidas no edital são: Eventos culturais; Eventos sociais; Eventos artísticos; Eventos científicos; Eventos empreendedores; Eventos tecnológicos e Eventos esportivos.

O Edital nº 27/2024 trata da seleção interna de propostas de Atividades de Extensão com taxa de bancada e bolsistas voltadas para a promoção do desenvolvimento educacional, social, cultural, científico e tecnológico. Nessa direção, o objetivo é fomentar projetos de Extensão no IFRO Campus Jaru, articulados com o ensino e a pesquisa, oportunizando a participação de servidores e discentes no desenvolvimento de projetos de Extensão, com aporte de recursos institucionais para atendimento ao público externo, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou ambiental. A modalidade de extensão atendida nesse edital é: Projeto: conjunto de ações processuais, inter-relacionadas e contínuas, que propiciam a relação teoria-prática e envolvem docentes e/ou técnicos administrativos, estudantes e a comunidade, vinculado ou não a um programa.

Para os editais nº 18/2024 e nº 27/2024, o período de submissão das propostas é de 26/7/2024 até 16/8/2024.

O Edital nº 24/2024 trata do processo seletivo para apoio financeiro a estudantes regularmente matriculados no Curso Superior Bacharelado em Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru que irão realizar o Estágio Curricular Obrigatório externo II fora do estado de Rondônia. O Processo Seletivo será realizado com base em dois critérios: a) 1º critério – análise do I.R.A = Índice de Rendimento Acadêmico (classificatória e eliminatória); b) 2º critério – escrita de uma redação de autoria própria, demonstrando seu interesse em desenvolver a prática profissional supervisionada em uma instituição externa. Para esse edital estão disponibilizadas cinco vagas e o período de inscrição é de 19/7/2024 a 06/8/2024.

Para a chefe do Departamento de Extensão, Camila Budim Lopes, “os editais abertos no Depex oportunizam o desenvolvimento de ações de extensão em diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte, entre tantas outras importantes. Os proponentes podem realizar atividades com a participação de movimentos sociais, comunidades tradicionais, escolas, conselhos municipais, representações de bairros, englobando jovens, adultos e idosos. O fomento desses editais tem grande impacto nas regiões em que se insere, inclusive, é uma das premissas das ações de extensão: impacto e transformação social”.

Os editais podem ser acessados no Portal do IFRO pelo link https://portal.ifro.edu.br/jaru/editais/extensao para mais informações, como cronograma de execução, requisitos e avaliação das propostas.

• EDITAL_17_ATIVIDADES_DE_EXTENSÃO
  • EDITAL_18_EVENTOS_DEPEX