Acadêmico de Medicina Veterinária do Campus Jaru apresenta trabalhos e recebe premiações em evento em Vilhena

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 14h31 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h03 | Acessos: 147

Campus Jaru Acadêmico de Veterinária apresentando trabalho em evento realizado em Vilhena

Estudantes do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Campus Jaru do Instituto Federal de Rondônia participaram da VI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Faculdade Marechal Rondon (FARON), sediada em Vilhena, entre os dias 05 e 07 de junho.

O evento promoveu palestras e minicursos de diferentes áreas da Medicina Veterinária, além da submissão e apresentação dos trabalhos em formato de resumo expandido aprovados. Ao todo, 13 estudantes do Campus Jaru compareceram ao evento e o estudante Lucas Martins Roveda apresentou dois trabalhos, escritos em parceria com outros colegas do curso.

O trabalho intitulado “Relação entre mês de nascimento e peso a desmama de bovinos nelore puro de origem (PO) no município de Jaru – Rondônia” foi premiado com a primeira colocação entre os trabalhos do eixo temático “Produção animal”.

A pesquisa foi desenvolvida com objetivo de mostrar aos produtores a necessidade de implantar uma estação de monta dentro de suas propriedades, buscando maior rentabilidade no meio rural.

O segundo trabalho apresentado, intitulado “Estudo da influência que o estágio de desenvolvimento embrionário possui sobre a taxa de concepção de receptoras de embrião bovino produzidos in vitro” ficou em terceiro lugar entre os trabalhos do eixo temático “Reprodução”.

O objetivo era encontrar a influência que o estágio de desenvolvimento embrionário possuía sobre a taxa de concepção de receptoras, e tinha como princípio aprimorar a técnica da transferência de embriões, gerando mais resultados dentro dos programas de melhoramento genético.

Os trabalhos também têm como autores os acadêmicos Pedro Lucas Ferreira Novais, Lucas Winter de Almeida Soares, Sallomão Dhankel dos Santos e o médico veterinário Luiz Donizete Campeiro Junior.

A premiação ocorreu por meio de certificados das publicações dos trabalhos e prêmio em dinheiro. O estudante Lucas Martins falou sobre sua experiência acadêmica e a importância das pesquisas realizadas para a área de Medicina veterinária. “Estudar em uma instituição federal é ter certeza de que o ensino público pode abrir portas e nos levar a lugares onde nunca imaginaríamos chegar. Através do IFRO dei início à minha carreira acadêmica científica. Graças ao Instituto consegui reconhecimento no meio. As pesquisas foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar a disseminação do conhecimento aos produtores. Com participação em congresso e a publicação em revista acadêmica, toda a comunidade pode ter acesso aos dados e ao conhecimento que a pesquisa traz”, comentou.

registrado em: ,