Campus Jaru do IFRO realiza aula inaugural do curso de formação inicial em fruticultor

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 17h12 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 17h15 | Acessos: 231

Campus Jaru Aula Inaugural Curso Fruticultor 1

No último dia 10 de junho teve início o Curso de Formação Inicial em Fruticultor, ofertado pelo Campus Jaru do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), na modalidade presencial, referente aos cursos FIC financiados pelo Edital de Chamada Pública nº 94/2022, que trata da oferta de cursos na área de Bioeconomia.

O Programa Bioeconomia é uma ação do Ministério da Educação para ampliar as oportunidades de formação e qualificação profissional de trabalhadores em Bioeconomia e cadeias produtivas e de valor para a Amazônia Legal.

A coordenadora do Departamento de Extensão, Camila Budim Lopes, deu as boas-vindas aos alunos, explicando como funcionará a distribuição das disciplinas, a carga horária, a realização de atividades práticas no laboratório de Alimentos do Campus e o calendário das aulas, além de destacar a importância da presença na porcentagem mínima estabelecida para recebimento do certificado de conclusão.

Em seguida, o Diretor-Geral do Campus, Professor Renato Delmonico, também deu as boas-vindas aos alunos, enfatizando a importância da participação deles em um curso que agrega novos conhecimentos, além de possibilitar atividades práticas que irão capacitá-los para desenvolver profissionalmente os conhecimentos adquiridos.

Ao final deste momento de recepção, o Departamento de Extensão parabenizou a presença dos alunos com kits e lembrancinhas temáticas produzidas pela equipe. Em seguida, teve início a primeira aula, com a disciplina de Matemática Básica, ministrada pelo professor Carlos José. A previsão é de que a conclusão do curso ocorra no dia 16 de setembro, com a certificação presencial no campus.

A aluna Elenisi Maturana da Silva, produtora rural, falou sobre sua expectativa em relação ao curso. “A minha expectativa é de ter o aprendizado desde o plantio até a colheita, mas no primeiro dia de aula já superou a minha expectativa, porque eu não contava que iria fazer doces, geleias, aprender a colocar preço, marketing, técnica de vendas, então fiquei impressionada com o conteúdo. Estou muito animada e não quero perder um dia sequer”, disse.

A servidora Camila Budim Lopes comentou sobre a importância da oferta do curso no Campus. “Participar do FIC em Fruticultor é um diferencial para pessoas que desejam destaque no mundo do trabalho. Nesse curso, o seu ensino é bastante objetivo, aliando teoria e prática na premissa de formar profissionais com capacidades técnicas para planejar, executar e controlar os processos da cadeia produtiva da fruticultura. Portanto, o aluno tem acesso a um programa de ensino muito mais prático, que permite que ele realmente domine a execução das tarefas de seu dia a dia e desenvolva habilidades fundamentais para se destacar”, detalhou.

A Chefe do Depex ainda destacou que “continuará na missão de buscar cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade, que atendam à necessidade de aperfeiçoamento de profissionais de diversas áreas, em temas específicos e práticos. Na oportunidade, agradeço a todos servidores e parceiros que contribuíram para divulgação e realização do Curso FIC em Fruticultor e desejo sucesso aos alunos na jornada acadêmica”, finalizou.

O Diretor-Geral do Campus Jaru, Professor Renato Delmonico, também falou sobre a oferta do curso. “Este curso FIC de Fruticultor em nossa unidade vem demonstrar o nosso compromisso com os objetivos institucionais e com a comunidade, pois está alinhado com os arranjos produtivos locais. Nosso campus, com vocação na área de tecnologia de alimentos, se destaca em proporcionar formação de qualidade à população, e com certeza outros cursos virão, ampliando ainda mais as oportunidades para todos”, garantiu.

• Campus_Jaru_-_Aula_Inaugural_-_Curso_Fruticultor_1
  • Campus_Jaru_-_Aula_Inaugural_-_Curso_Fruticultor_2