Estudantes do Técnico em Alimentos levam informações a instituições escolares de Jaru sobre alimentação saudável e exercícios físicos em meio à pandemia

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 17h54 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 17h59 | Acessos: 1221

CAJI 2

Entre os meses de outubro e novembro de 2021, estudantes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizaram um ciclo de palestras intitulado “Alimentação saudável e exercícios físicos em meio à pandemia da covid-19”. A equipe era formada pelos alunos Ana Karolini Moroni de Souza, Anabelly Gundim Pacheco, Daiane Pereira Santos, João Pedro Gundim Guimarães, Luiz Augusto de Oliveira Santana, Naiane Antonio Fernandes, Nathalia de Oliveira Souza da Silva e Patrik de Souza Silva.

As palestras foram realizadas nas seguintes instituições escolares: Colégio Adventista de Jaru, IFRO Campus Jaru e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro. As palestras foram realizadas com estudantes dos ensinos fundamental e médio das referidas instituições, de forma remota e presencial.

A proposta teve por objetivo principal ministrar palestras para a comunidade escolar do município de Jaru sobre o tema alimentação saudável e atividade física, mostrando a importância de uma alimentação de qualidade nutricional em conjunto com a prática de exercícios físicos.

Para a Coordenadora da proposta extensionista, Fabiana Alves, “é sabido que exercício físico unido a uma nutrição adequada desempenham um papel fundamental na prevenção da maioria das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, que foram identificadas como fatores de risco potenciais para pacientes com covid-19 mais graves. Além disso, o sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados estão associados à incapacidade do organismo em lidar com infecções, bem como a complicações imunológicas e cardiopulmonares, aumentando o risco de consequências mais graves da doença”.

A docente ainda explica: “diante disso, entendemos que a temática é de grande relevância para a comunidade em geral, sendo imprescindível a socialização de informações sobre a importância da manutenção de uma nutrição balanceada e a prática de exercícios físicos. Assim, nossa proposta envolveu o tratamento e a socialização de informações sobre a temática alimentação saudável e exercícios físicos para a comunidade escolar do município de Jaru (RO), público-alvo dessa proposta, por meio de um ciclo de palestras”.

• ALUNOS
  • CAJI_2