Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru participam da campanha municipal de vacinação antirrábica para cães e gatos

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 10h16 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 10h16 | Acessos: 1060

Jaru Vacinação4Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participam da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos junto à Secretaria Municipal de Saúde em Jaru. No dia 6 de novembro de 2021, aconteceu a Campanha Antirrábica 2021 na área urbana do município de Jaru, para cães e gatos com idade acima de três meses e foi aplicada em diferentes locais da cidade, para facilitar o acesso da população.

O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Jaru, por meio do Setor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia. Os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru participaram da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos como voluntários.

A Coordenadora do Curso, Rute Witter Franco, acompanhou os acadêmicos prestando apoio à campanha. Para a docente, “a vacinação faz parte das ações desenvolvidas pelo médico veterinário e, em especial, a vacina antirrábica é uma importante ação de saúde pública. Os alunos, ainda durante a graduação, poderem participar de ações como essa, enriquece a formação profissional dos mesmos, sendo uma ação de extrema importância para o médico veterinário”.

A doença

O vírus da raiva está presente na saliva dos animais infectados, sendo transmitido através da mordida ou arranhadura e lambedura da pele de animais e seres humanos. É um vírus que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. Causa uma encefalite aguda capaz de levar, quase que 100% dos animais e seres humanos infectados, ao óbito. Os acadêmicos anteriormente tiveram um treinamento com a equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiologia e no dia da campanha de vacinação, foram distribuídos entre os pontos de vacinação onde atuaram como cadastradores e vacinadores.

Ainda durante o dia da campanha, foi entregue pelos acadêmicos à população um jornal informativo elaborado pelos próprios alunos do curso, com informações relacionadas às áreas de atuação do médico veterinário (saúde pública, produção de composteira, conhecimentos sobre eutanásia, entre outros) vinculado a outro projeto de extensão.

Na avaliação do Departamento de Extensão do Campus Jaru foi uma ação positiva, ao abranger acadêmicos e docentes envolvidos na campanha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “É por meio de ações como essa que a Extensão cumpre seu papel em oferecer uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão”, finaliza a Chefe do Departamento de Extensão do IFRO Campus Jaru, Camila Budim Lopes.

registrado em: ,