Campus Jaru entrega protetores faciais para unidades de saúde

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 10h54 | Última atualização em Sexta, 29 de Mai de 2020, 08h47 | Acessos: 1080

Jaru COVID 19O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou na última terça-feira (26), a entrega de protetores faciais para os Municípios de Governador Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho do Oeste e Theobroma. A iniciativa é mais uma medida adotada pela unidade para auxiliar no combate à COVID-19 junto à comunidade atendida pelo campus.

O professor Renato Delmonico, Diretor-Geral do Campus, explicou que a iniciativa fará o fornecimento de EPIs (protetores faciais) para os profissionais de saúde das unidades, mas também cria a possibilidade para que novos insumos produzidos por servidores e alunos do campus Jaru, sejam repassados à comunidade. “A entrega desses equipamentos reforça o papel colaborativo que a instituição tem desenvolvido na região e coloca o IFRO como parceiro importante para auxiliar no combate a pandemia de COVID-19”, reforçou o gestor.

O projeto de fabricação dos EPIs por prototipagem é coordenado pelo professor Reginaldo Lima Gomes e conta com a colaboração do professor Hilton Lopes Júnior, Chefe do Departamento de Extensão. A ação tem investimentos do IFRO através do Edital nº 13/2019/IFRO-Proex e objetiva ofertar à comunidade jaruense e região, protetores faciais do tipo face shield.

Para que a iniciativa tivesse êxito foi necessária a criação de uma máquina de corte, CNC router, e com ela foi possível confeccionar um lote inicial de 215 protetores faciais para ofertar à comunidade. Segundo o Diretor do campus é preciso reforçar que todas as atividades de produção adotadas na unidade seguem os ritos adequados para e evitar contaminação e garantem a segurança dos servidores envolvidos.

Para o coordenador do projeto, este é um momento muito desafiador e que nos convida a refletir sobre nossas ações enquanto servidor público. “Temos a possibilidade de colaborar com os municípios no enfrentamento da pandemia, oferecendo equipamentos que são de difícil aquisição e essenciais para as equipes de saúde, assim, acredito que cumprimos a missão social do IFRO de fazer ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza o professor Reginaldo.

Nessa primeira etapa o município de Governador Jorge Teixeira, situado à 42 Km do campus, recebeu 50 protetores. No ato de entrega a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Panucci,  destacou o quanto é importante ter uma instituição na região que colabora para o enfrentamento da crise.

Theobroma, distante 36 Km do campus, foi outro município da região beneficiado pelo projeto. Nesta ação foram entregues 25 protetores à Secretaria Municipal de Saúde do município. Segundo a Secretária, Marcilene Xavier, a ação colabora diretamente com a proteção daqueles que realizam o atendimento à população. “Agradeço a parceria com o IFRO que irá ajudar os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia”, destaca.

O Campus Jaru com o objetivo de apoiar as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde realizou também a entrega de 100 face shields ao município de Machadinho do Oeste, distante mais de 140 Km de Jaru.

A Secretaria Municipal de Jaru, cidade sede do campus, recebeu 40 protetores. Durante a entrega o Diretor-Geral do Campus Jaru destacou para a secretária do município, Tatiane de Almeida Domingues, que é o início de uma parceria duradoura. “Nas próximas semanas mais insumos serão produzidos e doados pelo Instituto Federal de Rondônia”, concluiu.

• Jaru-COVID-19
  • Jaru1-COVID-19