Acadêmica de Medicina Veterinária do Campus Jaru é selecionada para participar de curso de férias no Instituto de Ciências Biomédicas da USP

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h11 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h12 | Acessos: 188

Aluna Karla Sabryna de Souza Santos Campus Jaru 1

A acadêmica Karla Sabryna de Souza Santos, discente do 6° período do Curso de bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Jaru, foi selecionada para participar de um Curso de Férias oferecido pelo Instituto de Ciências Biomédicas - Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP), a ser realizado no período de 15 a 26 de julho de 2024 na cidade de São Paulo.

Segundo informações do site do evento (site), o Curso de Férias em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro (BRPH) é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro e tem como objetivo oferecer uma formação abrangente em três grandes linhas de pesquisa: Biologia Molecular, Bioquímica e Biologia Celular de parasitos e vetores; Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias; e Imunologia de doenças infecciosas e parasitárias.

O objetivo do curso é divulgar informações sobre a relação entre patógenos e seus hospedeiros e a importância dessa relação no âmbito do desenvolvimento de doenças negligenciadas, além de técnicas refinadas aplicadas ao estudo desses patógenos.

A aluna selecionada é participante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Única (GEPESU) e de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus. Entre os temas abordados no curso que a aluna irá participar estão a relação patógeno-hospedeiro, em especial dos parasitos, tema este que já possui pesquisas e ações sendo desenvolvidas pelo grupo de Estudos GEPESU na cidade de Jaru. Aluna Karla Sabryna de Souza Santos Campus Jaru 2

A seleção foi promovida tendo como público-alvo estudantes de graduação, graduados e ou com mestrado em andamento em cursos da área de Ciências Biológicas ou Saúde e como pré-requisitos o cumprimento das disciplinas de parasitologia, imunologia e microbiologia e a redação de uma carta motivacional avaliada pela comissão organizadora do evento.

A discente Karla Sabryna de Souza Santos foi contemplada com uma das 25 vagas ofertadas para estudantes de graduação participarem no curso. A aluna relatou o que essa experiência representa para ela. “Desde cedo minha mãe me ensinou a me dedicar aos estudos, e assim eu fiz. Hoje, sou graduanda do curso de Medicina Veterinária, nota 4 pelo MEC, em uma Instituição Federal, e, graças ao incentivo que encontrei aqui, tenho a oportunidade de conhecer e aprender em uma das universidades públicas mais prestigiadas do país. Estou muito feliz e grata com essa oportunidade enorme, que com certeza irá abrir muitas portas para o meu futuro. Essa experiência representa um grande passo na minha formação, tanto pessoal como também de futura médica veterinária, e com certeza irá expandir meus conhecimentos sobre a profissão”, relata.

A Coordenadora do Curso, professora Rute Witter, destacou estar feliz com a seleção da aluna, sendo a participação em cursos importante para a formação acadêmica e profissional dos alunos do Curso de Medicina Veterinária, “especialmente pelo curso em questão propor atividades práticas até o momento não desenvolvidas no Campus, como exemplo a biologia molecular, importante ferramenta de diagnóstico na medicina veterinária, além da emissão de certificado de participação que contribui para o cumprimento das exigências curriculares, indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e da valorização do curso de Medicina Veterinária”.

Para a chefe do Departamento de Extensão do Campus, Camila Budim Lopes “fomentar a participação da aluna nesse Curso de Férias externo ajuda no crescimento e fortalecimento de parcerias e convênios, bem como compreende ações que visam à inserção dos estudantes do IFRO no mundo do trabalho, por meio da divulgação das potencialidades acadêmicas, da prospecção de oportunidades de estágio e emprego inter-relacionadas e contínuas, que propiciam a relação teoria-prática e envolvem estudantes e a comunidade”.

registrado em: ,