Estudantes do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru realizam visita técnica em propriedade rural produtora de cacau

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 19h14 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 11h24 | Acessos: 418

Campus Jaru Visita Técnica Cacau 3Estudantes da turma do 2º ano do Curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio, ofertado no Campus Jaru, realizaram, no dia 13 de março, uma visita técnica na propriedade administrada pela família Tiengo. Na ocasião, puderam aprender sobre o cultivo do cacau, além de conhecer a amêndoa CCN5, campeã no Concurso Nacional de Cacau Especial por dois anos consecutivos (2022 e 2023).

A visita, que foi guiada pelo produtor de cacau, Deoclides Pires da Silva, teve como proponentes as professoras das disciplinas Tecnologia de Frutas, Hortaliças e Bebidas e Química dos Alimentos, Prof.ª Esp. Graziela Martinotto, e Prof.ª Dr.ª Jéssica Nascimento, respectivamente.

Segundo Graziela Martinotto, a visita técnica é um importante recurso metodológico que alia teoria à prática, e oferece a oportunidade de vivenciá-los, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. “Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que ele desenvolva habilidades e competências específicas da área técnica e contribuindo com o processo formativo dos futuros profissionais na área. Além disso, eles puderam conhecer a cultura do cacau, os cuidados com a planta, controle de pragas que afetam o rendimento e a qualidade do produto final, vivenciando as técnicas de poda, colheita, corte do fruto, fermentação e secagem que são etapas essenciais para o processamento, permitindo ao aluno integração ao profissional esclarecendo dúvidas e expandindo conhecimento e interesse pela área”, explicou a docente.

Para Jéssica Nascimento, as realizações de visitas técnicas são de vital importância para a consolidação da teoria com a prática, e neste caso, “os alunos puderam apreciar e valorizar um produtor local que apresenta destaque na produção de cacau a nível nacional. Desse modo, o IFRO Campus Jaru se torna conhecido entre produtores locais, oportunizando tanto o conhecimento aos seus alunos quanto a possibilidade de serem recrutados por propriedades que demandam a mão de obra de profissionais com a formação ofertada pelo Curso Técnico em Alimentos”.

Conforme a aluna Isabelle, técnica em formação que participou da atividade “as visitas técnicas permitem que os alunos vivenciem experiências que os motivam, você olha e pensa: ‘ah, é só cacau’, mas não, existe toda uma história por trás, pessoas construindo essa história, conhecer e ver isso de perto foi maravilhoso”. Campus Jaru Visita Técnica Cacau 5

Cacau em Jaru

O Estado de Rondônia apresenta destaque na produção cacaueira ocupando a posição de quarto lugar de maior produtor nacional, e segundo lugar da região norte do país. Segundo dados de 2021 do IBGE, o município de Jaru (RO) é a cidade que detém a maior produção do estado. O cacau é um fruto que tem grande importância econômica devido principalmente a sua amêndoa, que é a base para produção de chocolate e manteiga de cacau. Fato que torna este fruto tão apreciado mundialmente pelo seu sabor único e por apresentar teores consideráveis de fitoquímicos, como flavonoides, minerais e ácidos orgânicos. Na cidade de Jaru, também se encontra o produtor de cacau, o Sr. Deoclides, responsável pela melhor amêndoa categoria varietal CCN51 no Concurso Nacional de Cacau Especial por dois anos consecutivos (2022 e 2023).

• Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_-_Cacau_1
  • Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_-_Cacau_2