Curso de Gestão Ambiental publica os trabalhos científicos da XV Semana Acadêmica

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 18h21 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 18h25 | Acessos: 343

Campus Colorado Gestão Ambiental trabalhos 1

Estão disponíveis os trabalhos científicos apresentados durante a XV Semana Acadêmica de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste. A compilação dos trabalhos foi publicada como anais no site do evento acadêmico.

Na ocasião do evento, acadêmicos e profissionais submeteram resumos expandidos para análise de um Comitê Científico, formado por profissionais de renomadas instituições, como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Banco Sicoob. A Coordenadora do curso, Ranieli dos Anjos de Souza, relata que o evento contou com 195 inscritos, sendo 166 estudantes, 21 egressos e 8 profissionais do setor público. Foram submetidos 19 trabalhos, com 18 aprovados nas áreas temáticas de Geotecnologia (9), Meio Ambiente e Saúde (4) e Educação Ambiental (5).

“Estamos criando uma nova cultura no curso de Gestão Ambiental, que é a realização de pesquisas científicas com a publicação, para dar acesso às informações levantadas. Os trabalhos foram apreciados por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Colorado do Oeste, servidores do INCRA e comunidade em geral, e tiveram grande visibilidade do ponto de vista profissional”, afirma a Coordenadora Ranieli.

A acadêmica do 4º período de Gestão Ambiental, Poliana Alkimin, também destaca a importância de conseguir publicar os resultados de sua pesquisa. “A publicação de pesquisas acadêmicas é de suma importância para nós estudantes. Esse estímulo pode trazer bons resultados profissionais e abrir a mente para o campo da ciência. Os anais do evento foram uma forma de compartilhar e de adquirir novos conhecimentos, pois os trabalhos passam por uma banca de avaliação onde o resumo/artigo é submetido a uma avaliação por profissionais da área. Essas avaliações nos fazem crescer e evoluir mediante os erros e acertos. Assim como ter o trabalho publicado também contribui para o currículo acadêmico e profissional de jovens que estão iniciando no campo da pesquisa”, relatou Poliana.

Os trabalhos podem ser acessados pelo link: https://www.even3.com.br/anais/xvsagaifro/

• Campus_Colorado_-_Gestão_Ambiental_-_trabalhos_1
  • Campus_Colorado_-_Gestão_Ambiental_-_trabalhos_2