Resultado da parceria em projeto de extensão do Campus Colorado é apresentado na Semana de Engenharias

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 15h00 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 15h00 | Acessos: 148030

Colorado Equipes1O resultado de projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, com a Faculdade Fimca de Vilhena, foi apresentado no evento Semana das Engenharias da instituição parceira.

A ação que envolve experimento de eletromagnetismo é coordenada pelos professores Márcio Adolfo de Almeida, da área de Física do IFRO Campus Colorado do Oeste, e Ernandes dos Reis da Fimca. Dois acadêmicos de Engenharia Agronômica do Campus Colorado foram bolsistas do projeto, Wellington Pereira de Santos e Sanda Moraes, tendo como participantes 18 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Fimca.

A Semana das Engenharias ocorreu entre os dias 25 e 29 de outubro, reunindo em torno de 300 pessoas. Como o projeto fez exposição, as pessoas que passaram pelo local pararam para saber como é feita uma usina hidrelétrica ou como é o funcionamento de um carro elétrico. Para o Professor Márcio, esse foi o grande diferencial, uma vez que havia exposição do banner contando como o projeto foi desenvolvido, e quem passava no local poderia ainda observar a parte prática dos experimentos em funcionamento.

O projeto foi realizado como uma proposta de extensão. Foi baseado no PPC (Proposta Pedagógica Curricular) do curso de Engenharia Elétrica e Mecânica, com aprovação do Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Colorado). “A partir daí, vimos uma parte da extensão que era exatamente isso, levar o conhecimento da parte científica para a sociedade”, comentou.

“É um projeto que já vem em desenvolvimento dentro de outro projeto de física experimental, onde é relacionado a Engenharia Agronômica juntamente com a preocupação do meio ambiente”, comenta o docente do IFRO. Ele explica ainda a correlação entre o conhecimento dos estudantes de Agronomia e as instalações de usinas hidrelétricas: vantagens e desvantagens de construção de uma usina hidrelétrica, impacto ambiental, área territorial e represamento.

O projeto atual teve duração de dois meses, entre o trabalho, cotação de materiais de baixo custo, administração, confecção, até a semana de apresentação. Nele, os alunos podiam criar experimentos relacionados à disciplina que cursavam, no caso, eletromagnetismo e eletroeletrônica. Para o Professor Márcio, a aplicação do experimento, tal como desenvolvido em escala industrial, possui grande importância para o desenvolvimento sustentável da ciência.

E lança o questionamento: “o homem se preocupa com o combustível fóssil, só que daí você faz a seguinte ligação, como que há preocupação em diminuir a construção de usinas hidrelétricas e ao mesmo tempo desenvolver carros elétricos”. E completa sobre a necessidade de “desenvolver o híbrido, onde ele economiza, consome menos combustível fóssil e também consome menos energia para carregar a bateria, utilizando do próprio movimento para carregar”.

O docente falou também da importância do uso do ciclo de Rankine. “Se tem um projeto dentro da Agronomia que se desenvolve biomassa para poder produzir o combustível para tocar, sairia mais viável para pequenas propriedades do que a usina hidrelétrica”. Além disso, comentou também sobre as possibilidades de desenvolver outras formas de energia, não só dependendo somente dos recursos hídricos.

Na continuidade da divulgação dos conhecimentos científicos, já existe a ideia de que para o próximo ano se possa continuar com as parcerias e abrir para outros cursos, além de se desenvolver projeto em uma escola da região. “O ponto importante que tiro do projeto é você relacionar a parte conceitual da ciência física com a prática e levar isso para a comunidade, ou seja, a preocupação do desenvolvimento sustentável da pesquisa científica”, disse Márcio.  E conclui referindo-se aos alunos envolvidos: “levar a eles a refletir, produzir, criar a partir do conhecimento teórico deles”.

• Colorado-Equipes-projeto
  • Colorado-Equipes-projeto2