Laboratório de solos de Colorado do Oeste recebe Certificado de Excelência pela Embrapa

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 13h25 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 14h10 | Acessos: 175825

CertificadoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, obteve certificado de excelência com selo de qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade - PAQLF 2020. O  PAQLF é coordenado pela Embrapa Solos e tem por objetivo atestar a qualidade dos laboratórios participantes. A participação é voluntária e cerca de 140 laboratórios participam do programa em todo o país.

Para o IFRO e a Embrapa é de extrema importância que os agricultores sempre tenham resultados confiáveis dos laboratórios de fertilidade, nos quais analisam suas amostras de solo. Muitas vezes, no intuito de verificar a qualidade dos resultados, os agricultores enviam a mesma amostra de solo para vários laboratórios diferentes, o que só aumentará suas dúvidas, por isso é tão importante um laboratório de qualidade que gere resultados confiantes.

O Coordenador do Laboratório de Solos, Leandro Dias da Silva, disse que quando começaram a realizar as primeiras análises de fertilidade de solos no laboratório do campus, sempre ficavam preocupados se os resultados estavam corretos. “Essa preocupação nos fez procurar alguma forma de trabalharmos sem termos dúvidas sobre os resultados obtidos. Foi quando descobrimos que a Embrapa Solos tinha um programa de controle de qualidade interlaboratorial, o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Após essa descoberta, procuramos saber logo como participar deste Programa para que tivéssemos a certeza de que estaríamos oferecendo um serviço de qualidade para nossa comunidade”, afirmou.

O laboratório de solos foi criado no Campus Colorado do Oeste ainda na época em que era Escola Agrotécnica Federal, com o propósito de atender o ensino, a pesquisa e a extensão. Atualmente são realizadas análises de solos para atender as demandas de aulas práticas, projetos de pesquisas e extensão, além das análises para os setores produtivos da instituição.

Ainda segundo Leandro, após três anos de muitas lutas e dificuldades, “conseguimos finalmente padronizar as rotinas de análises e com isso atender aos critérios de qualidade de análises de solos exigidos pelo PAQLF, ressaltou Leandro. “Gostaríamos de agradecer a todos que de forma direta ou indireta nos auxiliaram nesta grande conquista, em especial a pessoa de Marcelo F. Saldanha, Coordenador do PAQLF, que, durante toda esta caminhada, não mediu esforços para nos ajudar em tudo que precisamos. Tenho um lema que carrego comigo: ‘Sempre dê o seu melhor em tudo que fizer’ e foi assim durante toda essa trajetória”, finalizou o Coordenador.

A Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Colorado do Oeste, Roberta Carolina F G de Holanda, avalia que “a padronização das rotinas e o atendimento aos critérios de qualidade contribuirão para o incremento do número de pesquisas no âmbito do Campus Colorado do Oeste. Além disso, tais conquistas promoverão publicações científicas em revistas de alto impacto”. Ela ainda parabenizou a todos pela conquista.

O Método utilizado pela Embrapa para aferição da qualidade dos laboratórios e demais especificações técnicas podem ser consultadas através do link: https://www.embrapa.br/solos/paqlf

• Certificado
  • Laboratório_Solos_Colorado_1