Campus Colorado do Oeste do IFRO colabora na Conferência Municipal para os Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 18h18 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 18h19 | Acessos: 87

conferencia municipal colorado 4 banner

A 1ª Conferência Municipal de Colorado do Oeste para os Direitos das Pessoas LGBTQIA+ acontecerá no dia 31 de julho de 2024. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Família e do Trabalho (SEMDESFAT) juntamente com o Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e o Tribunal de Justiça de Rondônia.

Como representante do Campus Colorado na organização do evento, Renata Souza Santos, Auxiliar em Assuntos Educacionais do IFRO, explica que a Conferência é um espaço de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas, por intermédio do diálogo entre poder público, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na agenda.

“Nesse evento, a comunidade pode participar da construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Essa Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, que ocorrerão no ano que vem”, explicou Renata.

O objetivo dessas conferências é construir coletivamente a Política Nacional para a garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+, que visa a enfrentar a violência; fomentar a empregabilidade; pensar de forma interseccional e internacional e, por fim, institucionalizar essa política.

A Conferência Municipal de Colorado do Oeste será realizada no dia 31/07/2024, das 07h30 às 17h, no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Tiradentes, 4797. Pessoas interessadas em participar podem realizar a inscrição prévia pelo formulário eletrônico (https://bit.ly/3WAOUVM) ou no dia conferência, no credenciamento.

A presidente da Comissão Organizadora, Brunë Raphael Magalhães da Cunha, destaca que “Este é um momento de grande importância para a comunidade LGBTQIA+ de Colorado e todo o Cone Sul. Somos o primeiro município a realizar a conferência em 2024, a partir da convocação do Ministério dos Direitos Humanos. Não se faz Políticas Públicas para a comunidade LGBTQIA+ sem nossas vozes, participação e coração”.

Por fim, Renata, representante do IFRO Campus Colorado na organização da conferência, convida a comunidade para participar do evento. “Esse é um momento histórico para a diversidade coloradense. Devemos entender e melhorar as políticas públicas relacionados aos variados Direitos Humanos, nos variados eixos. Convido servidores, estudantes e todas as pessoas que queiram contribuir ou se identificam com a temática, para participar. E podem ainda colocar-se à disposição como delegado(a), representando nas próximas etapas estaduais e nacionais a fim de concretizar as ideias e estratégias que serão criadas na 1ª Conferência Municipal para os Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, pontua.