Campus Cacoal comemora  reconhecimento da Indicação Geográfica “Matas de Rondônia” pela BSCA – Cafés Especiais do Brasil

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 17h09 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 18h51 | Acessos: 199481

Campus Cacoal Indicação Geográfica

Um sonho iniciado em 2016 por várias entidades, dentre elas a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Plataforma Global do Café; Câmara Setorial do Café; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Associação Brasileira da Insdústria de Café Solúvel (ABICS); Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, que era caracterizar o café robusta, demonstrar o seu paladar ao Brasil e ao mundo, conquistar concursos e qualidade, agora se tornou realidade com o reconhecimento da Indicação Geográfica "Matas de Rondônia", pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês).

A Indicação Geográfica (IG) "Matas de Rondônia" é a única no mundo de café canephora robusta que engloba 15 municípios (Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada D’Oeste, Cacoal, Castanheiras, Espigão D’Oeste, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte D’Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueira, Primavera de Rondônia) e foi aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no dia 1° de junho de 2021, mesma data em que se inaugurou o Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais pesados do IFRO Campus Cacoal, para atendimento aos cafeicultores, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com aporte de R$ 768.000,00.

De acordo com Davys Sleman de Negreiros, Diretor-Geral IFRO Campus Cacoal, "esse reconhecimento do nosso café robusta e da Indicação Geográfica ‘Matas de Rondônia’ por uma entidade extremamente respeitada no mundo do café especial é muito importante. É o fechamento de um processo, iniciado em 2016 com a produção dos cafés clonais, o trabalho de inúmeras instituições municipais, estaduais, federais, públicas e privadas. Todo o melhoramento e qualidade no pós-colheita do café e a participação nos concursos estaduais e internacionais de qualidade de café fizeram as pessoas terem outro olhar sobre a qualidade do nosso café, e agora, por fim, esse reconhecimento pela BSCA da nossa IG, vem coroar toda essa saga. Parabéns, Rondônia! Parabéns aos 15 Municípios da IG! Parabéns aos servidores e alunos do IFRO Campus Cacoal!".Campus Cacoal Indicação Geográfica Matas de Rondônia

Indicações Geogáficas

As Indicações Geográficas são uma espécie de patente, que registradas só permitem que os produtores da região utilizem os nomes registrados. Trata-se de uma proteção jurídica e um instrumento de marketing para divulgação. O registro de uma Indicação Geográfica é efetuado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo uma espécie de cartório que registra invenções, patentes e protege a criação intelectual.

São produtos que apresentam uma qualidade única, explorando as características naturais, tais como geográficas (solo, vegetação), meteorológicas (clima) e humanas (cultivo, tratamento, manufatura), e indicam de onde são provenientes. São bens que possuem um certificado de qualidade atestando sua origem e garantindo o controle rígido de sua qualidade.