Campus Cacoal analisa cafés do “Prêmio Coffee of the Year Brasil”

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 10h55 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 10h55 | Acessos: 149306

Laboratórios de Análise Física e Análise Sensorial de café do Campus Cacoal 2Os Laboratórios de Análise Física e Análise Sensorial de café do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, foram solicitados para realizarem as análises dos cafés inscritos no “Prêmio Coffee of the year Brasil 2021”. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil, e os organizadores convidam aos cafeicultores que se inscrevam e coloquem o café de suas propriedades em destaque no mercado.

Lisonjeado com o convite recebido pelo IFRO na última semana, o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, destaca: “ter recebido o contato para que as análises ocorressem nos nossos laboratórios e em Rondônia, foi um orgulho. Afinal esse prêmio consiste no reconhecimento dos melhores produtores nacionais de café arábica e canéfora, com o objetivo de incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção, permitindo maior eficácia na conquista de novos mercados e consolidação dos atuais, trazendo maior agregação de valor aos cafés e, consequentemente, sustentabilidade à cadeia produtiva. O concurso faz parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) e a premiação é realizada na SIC, em Belo Horizonte, isso demonstra a qualidade dos nossos equipamentos e o reconhecimento de Cacoal, como também, Rondônia na rota dos cafés de qualidade”.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.

As 21 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora). A revelação e premiação da amostra mais pontuada e votada acontecem durante a Semana Internacional do Café em cerimônia de premiação.

• Laboratórios_de_Análise_Física_e_Análise_Sensorial_de_café_do_Campus_Cacoal_1
  • Laboratórios_de_Análise_Física_e_Análise_Sensorial_de_café_do_Campus_Cacoal_2