Estudantes, pais e servidores do Campus Ariquemes manifestam na Assembleia Legislativa em busca de transporte escolar

Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 16h04 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 16h04 | Acessos: 319

Ariquemes ALERO 1Uma delegação de alunos, Associação de Pais (APP) e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, marcou presença na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) na tarde da última terça-feira, 27 de fevereiro. Eles foram reivindicar a reinstauração do transporte escolar gratuito para os estudantes do campus, que está localizado na área rural do município (RO 257, Km 13, s/n, sentido Machadinho do Oeste). A demanda ganha cada vez mais destaque devido aos desafios enfrentados pela comunidade acadêmica desta unidade.

O Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Adriano Marcos Dantas da Silva, explicou a motivação da presença de alunos e servidores na Assembleia Legislativa, uma vez que até 2017 o transporte para o campus era universal. Mas, desde então, os alunos têm arcado com custos consideráveis para poderem estudar. “Hoje, um aluno nosso paga R$ 305 por mês para usar o transporte. Nós não temos assistência estudantil para todos, o que tem levado a uma evasão significativa devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes”, explicou o Professor Adriano.

Maria Joaquina Padilha, acadêmica de Ciências Biológicas do campus, enfatiza que o transporte escolar é essencial para garantir o acesso dos alunos à educação. “Se você não tem dinheiro para o transporte, você não estuda. O campus fica longe da cidade, e muitas famílias não têm condições de arcar com os custos do transporte, o que acaba afastando muitos alunos”, destaca Maria Joaquina.

Cursando o Técnico em Informática, Victor Manuel Ferreira Rocha ressalta os impactos diretos que a falta de transporte escolar possuem sobre os estudantes. “Recebemos muitos relatos de alunos que consideram desistir do curso devido aos altos custos do transporte. Isso afeta não apenas o acesso à educação, mas também a permanência dos estudantes no campus”, mostra Victor.

Para o Reitor Moisés José Rosa, a manifestação dos alunos e da Associação de Pais de Ariquemes na Assembleia Legislativa é justa. Ele ressaltou que, infelizmente, não há uma legislação que garanta o transporte escolar para os alunos da rede federal, mas destacou a necessidade do apoio dos deputados estaduais para essa causa justa: “é uma manifestação justa e necessária. Os alunos estão buscando garantir seu direito de ir e vir para poderem buscar sua formação”.

Mãe de aluna, Irianilda Isabel da Silva explica que o transporte escolar facilita o acesso dos estudantes ao campus e à educação de qualidade. “Para muitas famílias, o valor do transporte impacta significativamente no orçamento familiar. O IFRO é um sonho para muitos jovens, e garantir o acesso a ele é fundamental”. Além da comunidade ligada ao IFRO Campus Ariquemes, também marcaram presença na Assembleia Legislativa os estudantes do Campus Zona Norte, juntamente com o Diretor da unidade. A união demonstra a amplitude do problema e a solidariedade entre as diferentes comunidades acadêmicas em busca de uma solução para o desafio do transporte escolar.

Durante a manifestação, muitos deputados se solidarizaram com a causa dos estudantes e manifestaram apoio às suas demandas. Comprometeram-se a buscar soluções viáveis para garantir o transporte escolar universal, reconhecendo a importância da questão para o acesso à educação na região. Para os participantes da manifestação, ficou registrada a urgência e a relevância da questão do transporte escolar universal, visando garantir o acesso à educação na região.

• Ariquemes-ALERO_1
  • Ariquemes-ALERO_2