Campus Ariquemes realiza cerimônia de certificação e de colação virtual para mais de 100 concluintes de cursos técnicos e superior

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 12h47 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 12h48 | Acessos: 254301

Campus Ariquemes colação de grau e certificação 9

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, nos dias 24 e 25 de março de 2021, realizou a sua primeira cerimônia virtual de certificação e de colação de grau. O evento contou com a participação de mais de 100 formandos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária, em Alimentos, em Manutenção e Suporte em Informática e da Licenciatura em Ciências Biológicas. As cerimônias ocorreram sem interrupções e tiveram um alcance de mais de mil visualizações e centenas de interações em mensagens no chat da transmissão pelo YouTube e Facebook oficiais do campus. As cerimônias podem ser vistas nos seguintes links: https://youtu.be/736MdCaLhN8 e  https://youtu.be/XhjDlQ9aX3M.

No dia 24, colaram grau os acadêmicos da Licenciatura em Ciências Biológicas. O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, cumprimentou os profissionais do Campus Ariquemes e enalteceu toda a comunidade acadêmica pelo destacado trabalho desenvolvido na instituição. Parabenizou e desejou sucesso aos novos licenciados em Ciências Biológicas.

Em seu discurso dirigido aos formandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o Diretor-Geral do Campus, Ênio Gomes da Silva, destacou a persistência e o foco nos objetivos que foram preponderantes para que os formandos alcançassem essa grande conquista. Reforçou a sua fala citando o inventor e cientista Tomas Edson: “Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o sucesso é sempre tentar mais uma vez”, disse.

Nilton Alves, professor e paraninfo do Curso de Ciências Biológicas, durante sua fala, fez uma retrospectiva sobre os desafios enfrentados, bem como os avanços e as conquistas dos formandos ao longo da trajetória do curso. O docente destacou que a palavra que melhor define a turma de formandos é intensidade.

Em sua fala, o formando e orador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Kalberty Santos, destacou que “hoje perceptivelmente nos tornamos grandes homens e mulheres e estamos dando mais um passo nessa imensa avenida da vida. Esse passo tem nome: licenciados em Ciências Biológicas. Peço que continuem focando no crescimento pessoal e profissional. Estarei esperando mensagem, notícias que passaram em um concurso, terminaram uma pós-graduação. Hoje cruzamos essa linha de chegada que, na verdade, é só mais uma linha de partida”.

Certificação dos Cursos Técnicos

As cerimônias ocorreram nos dias 24 e 25 de março e foram acompanhadas virtualmente por formandos, autoridades, servidores, estudantes, pais e comunidade em geral. A paraninfa da Turma A do Curso Técnico em Agropecuária, Vanessa Fronza, destacou a finalização de uma importante etapa na vida dos estudantes. “Vocês conseguiram! Fecharam um ciclo, em um ano letivo cheio de incertezas, que parecia não acabar nunca e no qual concomitantemente faltava tempo para dar conta de tantas novas demandas. [...] Desejo de todo meu coração que vocês continuem lutando com determinação, que vençam seus novos desafios, que persistam em seus objetivos e que principalmente sejam amanhã ainda melhores do que são hoje”, disse.

A professora Andressa Lima, Paraninfa da Turma B do Curso Técnico em Agropecuária, destacou os desafios e as adaptações dos formandos ao “novo normal” com as aulas virtuais no ano de conclusão do Curso Técnico, em razão da pandemia do coronavírus, e parabenizou aos protagonistas da noite pela força e persistência.

O formando e orador do Curso Técnico em Agropecuária, Lucas Barbon, destacou em sua fala sobre um sonho que se realizava no momento da certificação. “Este pode não ser o melhor momento para se comemorar e se alegrar em razão dos tempos difíceis de pandemia, porém, é momento propício para refletirmos sobre as questões que impactam nossas vidas. São tempos, mais do nunca, fundamentais para semearmos e valorizarmos a ciência e a fraternidade no mundo para colhermos dias melhores”, falou.

O professor Akikazu Pereira Takeuchi, paraninfo do Curso Técnico em Alimentos, rememorou a motivação dos alunos, principalmente nas aulas práticas e nos projetos desenvolvidos, destacando a união e o companheirismo construídos pela turma que, segundo ele, foram fatores decisivos para o sucesso da formação recebida.

Andrey Alencar, paraninfo do Curso Técnico em Informática, evocou o momento especial que é uma cerimônia de colação de grau. “Ver vocês chegarem aqui, enche-me de orgulho e certeza de que vocês irão fazer a diferença por onde passarem. Vivam o máximo de experiências diferentes que puderem, experiências que edifiquem, que os façam querer ser uma pessoa melhor a cada manhã. Busque boas experiências até que encontre o seu lugar nesse mundo”, comentou.

O formando e orador do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Lucas Valentim, fez vários agradecimentos durante o seu discurso. “Agradeço a Deus e a todos que nos incentivaram e apoiaram. Todos os senhores e senhoras estão sendo homenageados hoje porque a formatura é nossa, mas todos tiveram uma cota de contribuição. Aos pais e responsáveis que são nossa base familiar. Agradeço em nome de meus colegas formandos a todos os professores que além de nos ensinarem matérias, nos ensinaram também valores, ética, sendo nossos companheiros e amigos durante toda essa jornada que vivemos aqui. Os laços que construímos nesta Instituição serão eternos”, disse.

• Campus_Ariquemes_-_colação_de_grau_e_certificação_1
  • Campus_Ariquemes_-_colação_de_grau_e_certificação_10