Projeto de extensão do Campus Guajará-Mirim aborda gravidez na adolescência

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 08h34 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 09h51 | Acessos: 104213

Extensão Guajará 2“Gravidez na adolescência: um desafio social” é tema de projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. Participaram estudantes adolescentes de 13 a 17 anos de escolas estaduais e do próprio campus. As palestras aconteceram em três instituições escolares da cidade de Guajará-Mirim: Irmã Maria Celeste, Rocha Leal e IFRO.

Executado nos meses de outubro e novembro 2022, o projeto foi coordenado pela Professora de Enfermagem, Teresa Melgar, com a colaboração da Assistente Social Altina Maria e da Enfermeira Mayara Sousa, ambas pertencentes à Coordenação de Assistência ao Educando (Caed/IFRO/Guajará), e com a participação de alunas do Curso Técnico em Enfermagem.

Conforme a Enfermeira Teresa Melgar a ação foi importante para contribuir na aproximação do IFRO com a comunidade, levando conhecimento sobre temas relevantes e necessários, que podem ter novas parcerias futuramente. Com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, o projeto também contribuiu para enfatizar a prevenção de infecção sexualmente transmissível e sanar as dúvidas que surgem nesta fase da vida.

Para Fabianna Beatriz Fonsêca Casara Cavalcante, do Curso Técnico em Enfermagem, “esse foi um tema muito importante, espero que os jovens tenham ficado mais cientes dos riscos, cuidados e que se planejem melhor. Com certeza foi uma experiência muito boa”. Já a aluna do IFRO, Laiara Furtuoso da Silva, ressalta que “na palestra eles falaram sobre a importância de uma educação sexual, mostraram os problemas de engravidar na adolescência. Vimos que engravidar na adolescência não é uma boa ideia e que devemos sempre nos prevenir em caso de uma possível relação sexual”.

“O projeto foi gratificante para toda equipe, esperamos que tenhamos contribuído com conhecimento e consequentemente com a diminuição da incidência de gravidez indesejada, evasão escolar e baixa qualificação”, finalizou a Enfermeira Mayara Sousa.

• Extensão-Guajará_1
  • Extensão-Guajará_2