Campus Avançado São Miguel do Guaporé lança obra de sede definitiva

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 16h35 | Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 12h27 | Acessos: 22974

Campus Avançado de São Miguel do GuaporéO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, realizará uma Cerimônia de Lançamento de Obras. O evento será no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 9 horas, na Avenida Jorge Teixeira, Loteamento Terra Nova, local onde será construído o novo campus.

Com valor previsto de R$ 6.201.513,60, essa etapa do projeto do Campus São Miguel prevê a construção de um bloco Adminstrativo/Pedagógico, com 12 salas de aula e espaço para a biblioteca. A empresa tem um prazo de 12 meses para a conclusão da obra, acrescido de mais quatro meses para a entrega final, totalizando 18 meses.

No bloco administrativo e pedagógico, estão projetadas 12 salas de aula de 60,65 m²/cada. Mais quatro laboratórios de 60,62 m²/cada; almoxarifado de 49,05 m²; e a biblioteca terá 184,05 m². As salas administrativas possuem área total de 250 m², sendo compostas por secretaria, reprografia, coordenação de estágio, coordenação pedagógica, recepção, diretoria e salas administrativas. O pórtico terá estrutura metálica, a guarita ocupará 38,43 m², além de estacionamento, calçada/passeio público e duas baterias de banheiro, uma em cada piso.

Segundo o Diretor de Engenharia e Infraestrutura do IFRO, John Alison Ribeiro da Costa Maia, a data prevista para entrega/conclusão da obra é em 28/01/2021, sendo executada pela V. S. Construções e Comércio Importação e Exportação Ltda.

Campus Avançado São Miguel do Guaporé

Já em funcionamento no município, o Campus Avançado São Miguel do Guaporé possui sede provisória no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), sala 7. São 702 estudantes matriculados, desses, 84 em cursos presenciais (Técnico em Administração Concomitante e Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio) e os demais em cursos de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo IFRO. Com a construção da sede definitiva, planeja-se ampliar a oferta de vagas na região para 400 alunos presenciais.

O Diretor-Geral do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Miguel Fabrício Zamberlan, agradece a todos pelo apoio, especialmente as autoridades políticas pela disponibilização de recursos financeiros no Orçamento Geral da União e as autoridades locais pelo empenho e pelas parcerias estabelecidas desde a implantação do Polo EaD no ano de 2012. “Com a instalação da obra daremos o primeiro passo para o atendimento da comunidade escolar do Campus Avançado São Miguel do Guaporé com espaço físico de qualidade, que é uma característica do IFRO”, descreve Miguel.

Com a instalação da unidade, inicia-se uma nova fase de desenvolvimento socioeconômico na região, considerando a implementação pelo IFRO de atividades de ensino, pesquisa e extensão alinhadas aos arranjos produtivos locais. O diretor ainda analisa que a instalação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé concretiza uma expectativa há anos alimentada pela população local, uma vez que toda a região do Vale do Guaporé (do município de Alvorada do Oeste até o município de Costa Marques) estava desassistida de uma instituição de ensino pública com oferta de cursos técnicos e, principalmente, de nível superior.

• Imagens_Futuras_do_Campus_Avançados_São_Miguel_do_Guaporé_2
  • Imagens_Futuras_do_Campus_Avançados_São_Miguel_do_Guaporé_3