IFRO assina termo de cooperação para instalação de Polo Ead na Bolívia em parceria com a Universidad Autónoma del Beni

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 15h24 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 15h45 | Acessos: 2069

Assinatura do Termo de Cooperação para 3 Polos EaD na Universidad Autónoma del Beni

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), realizaram, entre os dias 18 e 20 de setembro, visitas técnicas às unidades de pesquisa e à Reitoria da Universidad Autónoma del Beni (UAB), em Trinidad, na Bolívia, para conhecer as possibilidades de ações em conjunto, como pesquisas, mobilidade de alunos e servidores e capacitações. Durante a visita, também foi assinado, junto ao Reitor da UAB, Luis Carlos Zambrano Aguirre, o Termo de Cooperação para instalação de Polos EaD na Bolívia em parceria a instituição educacional boliviana.

Fizeram parte da delegação do IFRO, a Assessora de Relações Internacionais, Laura Borges, que representou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, o Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Junior, os Diretores-Gerais dos Campi Ariquemes e Colorado do Oeste, Ênio Gomes da Silva e Marcos Aurélio Anequine de Macedo, respectivamente.

Segundo Laura Borges, o IFRO já possui um termo de cooperação assinado com a UAB com algumas ações já realizadas, como oferta pelo IFRO de capacitações para alunos e servidores da UAB. “Os Campi Colorado do Oeste, Ariquemes, Guajará-Mirim e Ji-Paraná estão elaborando plano de trabalho para outras ações que envolvam também, além de capacitações, mobilidade de alunos e servidores”, destaca.

De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Junior, o projeto piloto visa implantar polos EaD nas cidades bolivianas de Riberalta, Guayaramerín e Trinidad. “A parceria tem uma grande importância institucional. A UAB detém expertise em áreas como desenvolvimento agrícola, pesquisas avançadas na área de piscicultura e outras. Então é muito importante essa parceria para o desenvolvimento mútuo do ensino, da pesquisa e da extensão nas duas instituições”, ressalta.

Quanto à EaD, Adonias afirma que uma ação já foi iniciada na cidade de Guayaramerín. “A UAB nomeou um coordenador de polo, que já passou por uma capacitação no IFRO. Estaremos iniciando um projeto piloto, com uma turma de curso FIC de língua portuguesa para estrangeiros para que possam se apropriar da língua e a partir daí começarmos a fazer parceria para a oferta de outros cursos que venham a atender as necessidades do nosso país vizinho”, informa.

Os servidores do IFRO também visitaram, no dia 18 de setembro, a Associação Quilombola Forte Príncipe da Beira, situada no município de Costa Marques, onde foi assinado um Protocolo de Intenções para a abertura de polo EaD na comunidade. A visita contou com a participação do Diretor-Geral do Campus Avançado São Miguel do Guaporé. “É uma ação inovadora para o IFRO e a proposta é de abrir o polo não só para ofertar educação a distância, mas também desenvolver ações como cursos FIC, projetos de extensão e pesquisa”, adianta Adonias.

• Assinatura_do_Protocolo_de_Intenções_com_a_comunidade_quilombola_do_Forte_Príncipe_da_Beira_em_Costa_Marques_3
  • Assinatura_do_Termo_de_Cooperação_para_3_Polos_EaD_na_Universidad_Autónoma_del_Beni_1
  • Assinatura_do_Termo_de_Cooperação_para_3_Polos_EaD_na_Universidad_Autónoma_del_Beni_2
  • Assinatura_do_Termo_de_Cooperação_para_3_Polos_EaD_na_Universidad_Autónoma_del_Beni_3