Abertas chamadas para mobilidade e participação em eventos para estudantes do IFRO

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 13h13 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 13h13 | Acessos: 1058

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) podem concorrer aos editais de mobilidade (Edital 11/2019) e de participação em eventos (Edital 10/2019).

Pode ser solicitado apoio para participação e divulgação de trabalhos em eventos científicos, tecnológicos e/ou extensão tecnológica e/ou ensino. A etapa de seleção consiste em uma chamada única, com o período do evento devendo ser de 10/07 a 12/12/2019, com valor disponível total de até R$ 35 mil.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, explica que “faz parte do Plano Anual de Trabalho da PROPESP o incentivo à divulgação científica através de participação em eventos. Assim, reforçamos a publicação do Edital 10/2019, destinado a alunos que participam de projetos de pesquisa, que contempla recursos financeiros para pagamento de passagens, hospedagem, alimentação, inscrição e transporte local, viabilizando a participação dos alunos em eventos científicos nas diferentes áreas”.

Desde 2015 aproximadamente 500 alunos foram contemplados nos editais de participação em eventos, vivenciando um momento de aprendizado ao apresentar trabalhos científicos, de troca de conhecimentos e de contatos com outros pesquisadores.

O edital de mobilidade para estudantes desenvolverem pesquisa ou estágio por até 21 dias no próprio IFRO - em um campus diferente do seu vínculo -, ou em outra Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão no país proporciona a oportunidade de conhecer novos ambientes e colabora com a execução de etapas complementares da pesquisa a serem desenvolvidas na unidade de origem.

Dessa forma, o estudante pode ter acesso a laboratórios e equipes de destaque e renome nacional e internacional, estabelecendo contatos para publicações em conjunto e enfrentando novas realidades e desafios.

O edital de mobilidade é publicado anualmente desde 2015. Cerca de 50 alunos foram contemplados nesse período, contribuindo para a realização de parte da pesquisa de iniciação científica e tecnológica, de trabalho de conclusão de curso, de monografia no período de mobilidade ou de estágio obrigatório em outras instituições ou em unidades do IFRO.

“Incentivamos que os orientadores apresentem essa oportunidade aos alunos bolsistas e aos alunos que possuem iniciativa de buscar novos conhecimentos para agregar seus trabalhos, que eles se inscrevam e fiquem atentos ao edital e seus resultados”, conclui o Pró-Reitor de Pesquisa.

Acesse os editais:

Edital nº 10/2019 - Participação de Alunos em Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação

Edital nº 11/2019 - Seleção Estudantil para Mobilidade de Projetos de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão ou Estágio em Instituições ou Empresas Nacionais por Alunos Regularmente Matriculados no IFRO