Servidores e alunos do IFRO participam de Scratch Day em Porto Velho (RO)

Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 16h02 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2019, 16h13 | Acessos: 904

IFRO participa do Scratch Day 1

Servidores dos Campi Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Ariquemes e da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram no dia 11 de maio do Scratch Day, evento promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O Campus Ji-Paraná também levou alunos dos cursos Licenciatura em Química e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que, ao longo do dia, juntamente com servidores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional, ofertaram oficinas pedagógicas com foco na inclusão. O Campus Porto Velho Calama também foi parceiro disponibilizando mobiliário para o evento e acolhendo os servidores e alunos do interior do estado.

As atividades da programação ocorreram no Porto Velho Shopping, durante todo o dia, e tiveram a intenção de despertar nos estudantes e comunidade em geral a curiosidade criativa e a aprendizagem sobre a programação do pensamento computacional, colaborando com a formação acadêmica e o desenvolvimento pessoal dos participantes. Esse evento ocorre simultaneamente em vários países, incluindo o Brasil, com edições em diversas cidades.

O IFRO foi responsável por ministrar várias oficinas no evento, por intermédio de seus servidores e estudantes. Uma das oficinas, a de Mapas Inclusivos, foi coordenada pela Professora Alice Cristina Souza, do Campus Ji-Paraná. “Ao todo desenvolvemos oito oficinas. A cada duas horas, realizávamos um rodízio a fim de contemplar os visitantes/participantes. O evento superou as expectativas e foi emocionante vermos pessoas de todas as idades participando, pois a princípio pensávamos que somente as crianças se interessariam, mas o que vimos foi uma interação entre todos os membros da família. O material produzido nas oficinas era levado pelos participantes, o que aumentava ainda mais o interesse. Outro ponto extremamente importante foi ver nossos acadêmicos ministrando as oficinas. Temos que investir na formação dos futuros profissionais para que eles compreendam a importância de inserir os alunos com deficiências no processo educativo, assim formamos profissionais que valorizam uma educação inclusiva”, comentou.

A professora Marcela Stein, que ministrou uma oficina de LIBRAS, elogiou a organização do evento. “Fiquei muito feliz em participar e colaborar, pois além de conhecer pessoas tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Compartilhar um pouco do conhecimento da Libras com as pessoas torna-se fundamental para despertar a importância do aprendizado dessa língua, pois desta forma estamos colaborando para que a inclusão do surdo aconteça em todos os lugares. Se a Libras for ensinada e utilizada por mais pessoas, os surdos poderão se comunicar com autonomia. É lindo ver como  as crianças demonstraram muita disposição e interesse para o aprendizado da língua de sinais", destacou.

A Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto, do Campus Ji-Paraná, ministrou a oficina de chão Robótica com Arduíno e relata que “[...] é um trabalho que estimula as crianças no pensar tecnológico. Com a Internet das Coisas e a popularização da Robótica, que ganham cada vez mais espaço e mostram seu verdadeiro potencial de melhorar a qualidade de vida da comunidade, o IFRO se destaca, ministrando essa disciplina no curso de ADS, em Ji-Paraná. O Arduíno é uma pequena placa eletrônica que tornou acessível e simples mergulhar na tecnologia, sem antes precisar aprender conceitos difíceis e abstratos. Criar robôs, luzes controladas remotamente, impressoras 3D, videogames, brinquedos, sistemas de alarme, programação e milhares de outras coisas. O evento proporcionou a aplicação desses conceitos para crianças de 6 a 16 anos. Inclusive, os pais ficaram encantados com essa atividade”, descreveu.

Genival Gomes da Silva Júnior, professor substituto da disciplina de Metodologia do Ensino de Química, também participou do evento e destacou o quão importante “[...] é prepararmos os nossos acadêmicos a fim de orientá-los para o exercício da docência e a consciência que a instituição deve atender a sociedade de forma integral”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2019/22-05-19/scratch