Reitoria Itinerante do IFRO começa na segunda-feira (25)

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 16h05 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 12h10 | Acessos: 1879

img mat Reit Itiner

Gestores da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia iniciam na próxima segunda-feira (25) reuniões nos campi do IFRO. Em sua 4ª edição, a Reitoria Itinerante percorrerá até o dia 05 de abril nove unidades da instituição, com o objetivo de promover uma maior proximidade das atividades desenvolvidas pela Reitoria com a comunidade acadêmica dos campi, possibilitando a discussão de assuntos gerais da instituição e, principalmente, de assuntos peculiares a cada unidade. A previsão é de que o evento seja realizado semestralmente.

Na próxima segunda-feira (25), o encontro será no Campus Colorado do Oeste, onde ocorrerão reuniões nos três turnos de funcionamento institucional. “Todos os setores da Reitoria participarão, direta ou indiretamente, dessa ação, visto que serão discutidos assuntos de todas as áreas de atuação institucional, desde as ações finalísticas de ensino, pesquisa e extensão até as atividades meio de gestão de pessoas e de planejamento e administração”, explica o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.

A agenda de reuniões continua na terça-feira (26), no Campus Vilhena.  Dentre as atividades a serem realizadas nos campi destacam-se: reunião, no período da manhã, com toda a equipe gestora da unidade, com o objetivo principal de discutir prioridades do Plano Anual de Trabalho do campus e definir, em conjunto, estratégias para a efetiva implementação do mesmo. “Além disso, busca-se conhecer as possíveis demandas, nas diversas áreas e assuntos, apresentadas pela unidade, para que a Reitoria, em parceria com o Campus, busque soluções para as mesmas”, reforça Uberlando acrescentando que reuniões no período da tarde também estão previstas, momento em que os gestores da Reitoria apresentarão um panorama das diversas políticas implementadas pela instituição, bem como a apresentação de resultados e desafios da instituição e, posteriormente, um diálogo com os servidores sobre os assuntos apresentados, além de outros de interesse dos servidores.

O cronograma de atividades nos campi contempla também os estudantes das unidades, que poderão participar de duas reuniões, uma à tarde e outra à noite, “[...] com o mesmo objetivo da reunião realizada com os servidores, diferenciando apenas, alguns assuntos a serem aprestados e dialogados com esse público, como a assistência e mobilidade estudantil, dadas as diferenças de interesse existentes entre alunos e servidores”, destaca o Reitor.

O Campus Cacoal recebe a Reitoria Itinerante na quarta-feira (27). Na quinta-feira (28) as reuniões serão realizadas no Campus Ji-Paraná. Fechando a primeira semana de encontros nas unidades, na sexta-feira (29), gestores, servidores e alunos se reúnem no Campus Ariquemes.

A ação é extremamente importante, segundo Uberlando Tiburtino Leite, pois possibilita o contato mais próximo com os gestores locais e, em razão disso, a discussão e encaminhamentos mais efetivos e rápidos sobre demandas específicas da unidade. Além disso, promove o diálogo mais estreito com os servidores e alunos sobre assuntos de seus interesses, como as políticas de gestão de pessoas com os servidores e as políticas de assistência estudantil com os alunos, “[...] e, necessariamente, sobre assuntos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, com a discussão e encaminhamentos das propostas a serem implementadas pela instituição para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis quanto à formação dos nossos alunos”, diz o gestor.

A segunda semana de ações da Reitoria Itinerante vai contemplar os Campi Jaru (1º de abril), Porto Velho Calama (02 de abril), Porto Velho Zona Norte (03 de abril) e Guajará-Mirim (05 de abril). “Esperamos estreitar ainda mais as relações e o diálogo entre os gestores da Reitoria e os gestores e as comunidades acadêmicas dos campi, de modo a possibilitar o conhecimento a todos os gestores, servidores e alunos, sobre as principais demandas de cada unidade, e que todos esses atores possam concentrar esforços na busca das soluções mais efetivas para essas demandas e, por conseguinte, para a consolidação e expansão do nosso Instituto possibilitando o desenvolvimento do nosso Estado e País e, em última instância, ao atingimento dos objetivos e da missão institucional”, finaliza o Reitor.

Posse dos Diretores-Gerais dos Campi

As visitas técnicas aos Campi Colorado do Oeste, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes também contarão com cerimônias de posse dos novos diretores das unidades eleitos em 2018. Em Colorado assume a Direção-Geral da unidade, Marcos Aurélio Anequine de Macedo. Em Ariquemes será empossado Ênio Gomes da Silva e em Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta. Já em Vilhena e Cacoal os atuais Diretores-Gerais, Aremilson Elias da Silva e Davys Sleman, respectivamente, serão reconduzidos aos cargos para gestão 2019-2022. Para mais informações sobre as eleições do IFRO acesse AQUI

REITORIA ITINERANTE

Campus Colorado do Oeste